Sabe aqueles dias em que a gente só quer uma comida bem confortável para comer no final de um dia longo e exaustivo?
Ai você pensa no trabalho que vai ter para preparar e desiste? Pois é, esse creme de batata vai ter salvar de se entregar a fast foods ou comidas nada saudáveis.
O grande truque é: quando fizer, faça o dobro da receita e congele! Vai por mim, vale a pena ter um pouquinho mais de trabalho enquanto faz, mas usufruir do tempo economizado no futuro.
Sua saúde e bolso irão agradecer!
A receita original pedia caldo de galinha, mas como não uso e também não faço em casa, dou uma boa caramelizada na cebola, alho e legumes. Se você nunca fez isso, não tem ideia do sabor que essa técnica proporciona e sem acrescentar sabores artificiais. É simples e não da trabalho nenhum.
E é por caramelizar a cebola que esse creme de batata não fica branquinho como os outros, ok?
Prefiro congelar em porções individuais, assim, quando um quer comer algo e outro quer outra coisa diferente, não tem briga. Cada um come o que quer e eu não preciso fazer vários pratos diferentes. É só descongelar a porção exata que vai consumir no dia e boa.
Usei forma de muffin grande, e cada cavidade rende 1/2 porção. Você pode usar forma de cupcake tradicional que também da certo, ok?
Para descongelar, coloque as porções em uma panela com um pouco de água e leve ao fogo com a panela tampada até que a sopa tenha descongelado completamente. Deixe ferver por alguns minutos, e sirva em seguida. Ou utilize a função descongelar do seu micro-ondas.
A dica de congelar em forma de cupcake e muffin (empadinha também funciona) pode ser usada para congelar qualquer tipo de sopa, cremes, caldos, feijão e por que não, arroz? Hehe
Então é isso. Espero que gostem de mais essa receita! =)
bjo bjo
Cassis.
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 brócolis (floretes separado do talo)
- 5 batatas lavadas, com casca e cortada em pequenos pedaços
- 6 xícaras de chá de água filtrada
- 1 col de sopa de sal
- pimenta do reino a gosto (opcional)
- ½ xic de chá de queijo Parmesão ralado
- Em uma panela grande coloque a manteiga e leve ao fogo alto. Em seguida, adicione a cebola picadinha e refogue até ela começar a caramelizar.
- Acrescente o alho picado, as batatas e os talos do brócolis. Refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até que as batatas começem a formar uma crostinha amarronzada.
- - Coloque a água, a folha de louro, o sal e pimenta do reino. Mexa com uma colher, prove o sal e tampe a panela.
- - Deixe cozinhar até que as batatas estejam macias.
- - Retire do fogo e bata no liquidificador até formar um purê.
- - Volte o purê para panela, com fogo médio.
- - Quando ferver, acrescente ¼ de xic de chá de queijo Parmesão e os floretes de brócolis.
- - Tampe a panela e cozinha por mais 5 minutos, ou até que os floretes estejam al dente.
- Congelamento:
- Siga todos os passos acima, porém cozinhe os floretes por apenas 2 minutos. Em seguida transfira para as forminhas de muffin ou saco tipo ziplock e leve para o freezer imediatamente.
- Depois de congelados, retire o creme da forma e passe para um saco ou pote hermeticamente fechado.
- Dura 3 meses no freezer.
- Descongelamento
- Para descongelar, coloque as porções em uma panela com um pouco de água e leve ao fogo com a panela tampada até que a sopa tenha descongelado completamente. Deixe ferver por alguns minutos, e sirva em seguida. Ou utilize a função descongelar do seu micro-ondas.
Pingback: Celebrando a chegada de um novo bebê: chá de comida congelada |