Como fazer iogurte natural (super cremoso!)

Como Fazer Iogurte Natural Caseiro | O Nosso Blog

Iogurte natural caseiro é uma receita tão prática de fazer que você vai pensar duas vezes antes de comprar iogurte industrializado. Além de ser prático, o iogurte natural caseiro é super econômico, para fazer 2 litros de iogurte em casa você vai gastar R$8,60. Esse valor equivale 4 potes de iogurte industrializado de 180g. Ou seja, com o dinheiro que você compraria 720g, na versão caseira, você tem 2kg/litro.

Muita vantagem, não é mesmo? Sem contar nos benefícios para saúde. Hoje em dia, a esmagadora maioria dos iogurtes naturais contém goma xantana, aromatizantes e conservantes, preparando seu próprio iogurte você se livra disso tudo. ;)

Como Fazer Iogurte Natural Caseiro | O Nosso Blog

Aqui em casa a muito tempo preparo nosso próprio iogurte natural, testei várias receitas mas nenhuma delas ficava tão cremoso quanto os industrializados (e cheios de espessantes!). Até que encontrei essa receita, que na verdade é para preparar iogurte natural na slow cooker, mas já testei em panela tradicional e deu super certo.

Como Fazer Iogurte Natural Caseiro | O Nosso Blog

Para ter iogurte natural super cremoso, é importante deixá-lo descansar em local escuro. Isso porque os lactobacilos se proliferam mais rapidamente em ambientes quentinhos e escuros, e o resultado é um iogurte natural muito cremoso. Usar um leite de boa qualidade também é um ponto importante, o integral resulta em iogurte mais cremoso que o iogurte feito com leite desnatado, mas ambos ficam muito bons. 

 

Como fazer iogurte natural (super cremoso!)
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
: caseira
Porções: 12
Ingredientes
  • 2 litros de leite (preferência tipo A integral)
  • 1 pote de iogurte natural pronto
Modo de preparo
  1. Em uma panela grande ferva o leite.
  2. Deixe esfriar por 1 hora, acrescente o iogurte natural e mexa com uma colher.
  3. Tampe a panela, cubra a tampa com uma toalha e deixe descansar em local arejado por 24h.
  4. Depois de 24h, guarde o iogurte em potes herméticos e mantenha na geladeira.
  5. Consuma em até 7 dias.

 

3 ideias sobre “Como fazer iogurte natural (super cremoso!)

  1. Pingback: Granola caseira sem açúcar |

Deixe uma resposta