Vamos ler com os pequenos? 6 dicas de livros infantis que educam divertindo

Criançada de férias e a demanda por atividades para distraí-los é grande! Por isso hoje faço um convite, para voltarmos ao básico, ao simples: aos nossos bons amigos, os livros.

É na infância que o gosto pela leitura é incorporado e, este momento de férias, que permite um maior tempo de interação entre os pais e filhos, é ideal para começar (ou recomeçar, ou até mesmo manter) esta atividade em família.

Quando vou pegar algum livro novo, principalmente nas compras virtuais, tenho muita dificuldade em decidir. Se você também passa por essa dificuldade espero que essas 6 dicas de livros te ajudem para a próxima escolha. Para ser um pouco mais informativa, adicionei uma foto do interior de cada livro porque acho interessante saber a quantidade de texto e a forma de ilustração de cada livro.

Esses 6 livros foram escolhidos pois tratam de temas que de uma forma ou de outra ou já passei com o meu filho de 4 anos. Com eles temos uma ajuda para problematizar as questões. Vamos a eles?


Título: Só me diz por que preciso de dinheiro?

Autor: Sara Agostini

Editora: Escala

Ano: 2009

Páginas: 12

Quase todas as crianças passam (ou passarão) por ocasiões que desejam que os pais comprem um brinquedo, uma revista, um doce e não educar com diversão 6 livros que podem te ajudar-4conseguem entender a razão pela qual lhes é negada esta aquisição. O mesmo acontece com a personagem principal desta história, a Lúcia. Ela se apaixona por uma boneca e não aceita muito bem quando o pai lhe diz que não poderão comprar. Com muita paciência o pai explica a ela – e aos nossos filhos – qual é a origem do dinheiro. O pai propõe um exercício e a menina começa a ter ideias de como ganhar o seu próprio dinheiro. Com isso ela aprende o valor do dinheiro e a razão pela qual devemos ser cuidadosos nas nossas escolhas, que o ter somente pelo ter não é grande negócio.

 

Título: Um inseto muito feio

Autor: Liz Pichon

Editora: Ciranda Cultural

Ano: 2012

Páginas: 32

Fran é realmente um inseto estranho, com características bem peculiares, o que faz ela se perguntar a razão de ser assim tão feia. Todos os seus amigos não se parecem nada com ela educar com diversão 6 livros que podem te ajudar-6e cada um tem uma individualidade que parece ser muito legal! Assim, ela decide se transformar sozinha e ter as melhores qualidades de cada um só para ela. Mas este não foi um bom plano e irá gerar um problemão! Como ela resolveu? Foi ela mesma e só então pôde perceber a razão para ela ser muito feia – e de quebra encontrou alguém que não a achava assim tão feia!

Eu gosto de sempre estar lendo livros que transmitem esta mensagem, de que não precisa ser igual aos outros, de que cada um é perfeito do jeitinho que é! Ainda não tive problemas relacionados a isso, acredito que é mais para frente que estas questões da auto imagem surgem, mas gosto de já ir colocando essa mensagem na cabeça dos meus filhos: sejam felizes como vocês são!

 

Título: A Família Urso e a verdade

Autores: Stan & Jan Berenstain

Editora: Sextante Infantil

Ano: 2011

Páginas: 32

 

Título: A Família Urso: Chega de TV

Autores: Stan & Jan Berenstain

Editora: Sextante Infantil

Ano: 2011

Páginas: 32

 

Título: A Família Urso esquece as boas maneiras

Autores: Stan & Jan Berenstain

Editora: Sextante Infantil

Ano: 2011

Páginas: 32

 

Título: A Família Urso comendo bobagens demais

Autores: Stan & Jan Berenstain

Editora: Sextante Infantil

Ano: 2011

Páginas: 32

 

Esta é uma série de 4 livros com as peripécias da mesma família, a Família Urso. Primeiramente cabe uma ressalva, estes livros foram escritos em seu idioma original no educar com diversão 6 livros que podem te ajudar-2início da década de 80 e contém algumas ideias que podem ser consideradas mais antiquadas e que nem todos os pais gostam/concordam. Calma, não precisa se preocupar! É que em todos os livros o Papai Urso sempre exibe o mesmo mau comportamento dos filhos e cabe à mamãe Ursa o papel de educadora. Se você puder relevar isto tenho certeza que você irá identificar com a problemática de cada título da série.

 

Que este novo ano seja recheado de boas leituras em família!

Abraços

 

Esse post contém links afiliados, isso significa que se você comprar algum produto pelos links aqui contidos, nós receberemos uma pequena comissão. E é com essa renda que nós mantemos o blog funcionando. =)

Se você gostou deste post, pode ser que se interesse também por:

resenha_livro_1

 

Mobilização Nacional pela Leitura: os Nossos Livros Favoritos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>