Resenha do Livro Mamãe e Eu na Cozinha (livro de receitas para crianças)

Mamae-Eu-Cozinha

Desde que a Tarsila ficou com a coordenação motora mais afinada, e consequentemente gostado mais de ficar comigo na cozinha, nosso interesse por livros de receitas infantis aumentou bastante. Um dia fui na livraria comprar um livro pra mim, ela estava comigo, e logo que viu o Mamãe e Eu na Cozinha não parou até que eu levasse pra casa. rs

Aproveitei que ela se interessou, e fui ver os demais livros de receitas para crianças, para ter certeza de que esse seria uma boa escolha. Confesso que fiquei espantada ao perceber que a maioria é bem trash, com receitas incluindo salsicha, muito açúcar e coisas do tipo. Outros são bem sexistas, com aquela separação clássica de meninas e meninos. Se você ainda não viu por ai, saiba que já fizeram livros de receitas só para meninos e outros só para meninas, princesas….

As receitas são bem práticas e simples, a maioria são de pratos que 90% das crianças comem sem reclamar, fizeram uma boa seleção, pelo menos aqui em casa todos adoraram. Se você esta em busca de um livro para curtir junto com seu filho, o Mamãe e Eu na Cozinha vai cumprir bem o seu papel.

Ele é feito de papel plastificado (deve ter um nome certo pra isso, mas eu não sei, sorry), o fato é que pra mim isso faz muita diferença. Sou daquelas que leva o livro pra cozinha, e o mais comum de acontecer é cair água, respingo de óleo, manteiga, geleia. Cai de tudo nos meus livros. Por isso, pra mim é fundamental que a folha seja a prova de água e gordura! Ganhou muitos pontos. E a capa é dura, amo <3

Um tópico abordado que eu curti muito é o Saúde e Segurança. Nesse trecho o autor fala da importância da companhia de um adulto durante a preparação das receitas (uma boa parte precisa de faca e fogo). O legal é que as receitas que exigem mais atenção são sinalizadas com um triangulo vermelho, assim fica mais fácil de identificarmos e prestar mais atenção.

Livro-Mamãe-Eu-Cozinha-2

Ele explica também como preparar uma receita, medidas, importância de sempre lavar as mãos e higienizar bem os ingredientes.

No próximo tópico o autor fala de maneira bem simples e acessível sobre os ingredientes mais comuns na vida de uma criança e a importância de se manter uma dieta balanceada.

Livro-Mamãe-Eu-Cozinha

A seguir começam as receitas (yuppp), e o mais bacana é que são separadas por grupos. O primeiro são dos Ovos e o que é possível preparar com eles. Antes das receitas com Ovos tem uma pequena introdução sobre o ingrediente, com mais informações e sua importância na dieta. Da uma olhada:

Livro-Mamãe-Eu-Cozinha (2)

Outros tópicos são: Farinha, Massa, Arroz, Tomate, Batata, Ervilha, Chocolate e Morango. Achei o sumario lindo demais, muito fofo!. Veja e me diga se não da vontade de fazer todas as receitas:

Livro-Mamãe-Eu-Cozinha (3)

As receitas que mais gostamos foram: Biscoito de Estrela, Pãezinhos com queijo, Receita para forno, Molho fresco, Bolinho de peixe e batata e Hora da Vitamina.

Abaixo estão algumas fotos das nossas receitas preferidas:

Livro-Mamãe-Eu-Cozinha (9)
Livro-Mamãe-Eu-Cozinha (7)

Livro-Mamãe-Eu-Cozinha (5)

Veredito final: Se você quer passar um tempo com seu filho na cozinha, se divertirem muito juntos e está em busca de receitas práticas e que eles certamente irão adorar, então esse livro é pra vocês também. Gostamos muito, é inclusive, um dos livros preferidos da Tarsila. Ela adora as ilustrações, fotos e lógico, dos pratos apresentados. É um livro que as crianças adoram.

Atenção pais de crianças com dificuldade em comer! Se a sua criança não é das que mais come no mundo, apresentar um livro de receitas direcionado para ela pode ajudar nessa batalha. É importante a criança participar do preparo da sua própria refeição, entender as transformações dos ingredientes, e curtir esse momento. Mas é importante também que o adulto entenda (e aceite!) que a bagunça faz parte desse processo de aprendizagem e no futuro será importante a criança ter passado por essa experiência de cozinhar sua própria comida, ou pelo menos ajudado no que pôde. Isso transforma nossas vidas, e pode fazer a diferença entre um adulto saudável  de um adulto junk food.

É isso, espero que gostem. Qualquer dúvida, deixem um comentário abaixo.

Beijos, Cassis.

Titulo: Mamãe e eu na cozinha 
Autora: Dorling Kinderley
Editora: 
Publifolhinha
Data: 2014
Páginas:
80
Faixa de preço: entre R$35,00 e R$45,00

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>