Receitas caseiras para diminuir os incomodos do inverno

Com os dias mais frescos se aproximando (teoricamente hehe), vêm também os incômodos como tosse seca, congestão nasal e sensibilidades respiratórias. Mesmo escapando das formas mais agressivas de gripes, como a temida H1N1, é muito comum que as crianças e nós soframos com os desconfortos advindos do tempo frio e seco do inverno. Para aliviar estes incômodos, é possível recorrer a algumas receitinhas simples e naturais, com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Reunimos aqui algumas destas receitas, testadas e aprovadas por nós e nossos pequenos ao longo destes anos.

1. Mel + Limão + Gengibre 

Clássicos no tratamento da tosse, principalmente aquela tosse seca que teima em aparecer durante o sono dos pequenos e deixar todo mundo acordado, este “xarope” é super prático e pode ser feito com antecedência e mantido na geladeira.

Para preparar, você vai precisar de:

– 1 limão fatiado beeeeeem fininho
– 1 pedaço de gengibre de aprox. 60 gramas, descascado e fatiado bem fininho também
– mel

Coloque o limão e o gengibre fatiados em um pote de vidro com tampa bem vedada e cubra tudo com mel. Para um xarope ainda mais potente, acrescente um dente de alho fatiado bem fininho também, mas aí vai ter o desafio de fazer a criança tomar hahaha. Só o gengibre e o limão normalmente dão conta. ;)

Como usar:

Como xarope: dar uma colherada pequena (eu uso uma colher de chá para a pequena e uma colher de sobremesa rasa para o maior) nos acessos de tosse seca.
Como chá: Dilua a mesma quantidade da mistura em meia xícara de água fervente e complete com água fria para amornar.

Precauções: Não dê mel para crianças menores de 1 ano, sendo bom evitar até os 2 anos, devido ao risco de contaminação por botulismo!

longpin 1

2. Guaco + Poejo + Gengibre

Ainda para combater a tosse chata, resgatamos uma receita das vovós: chá de guaco com poejo, unindo os super poderes destas duas ervas com os do gengibre. Mas por ser um chá potente, dê no máximo 1 xícara do chá, 3 vezes por dia, ou seja, a cada 8 horas! Eu preparo uma vez por dia e dou mesmo frio após 8 horas. Já mandei até para o lanche da escola ;)

receitas inverno 3

Para preparar, você vai precisar de:

– 8 folhas de guaco (secas ou frescas)
– 1 colher de chá de folhas de poejo (secas ou frescas)
– 1 colher de chá de gengibre ralado
– mel a gosto para adoçar (opcional)
– meio litro de água

Ferva as folhas de guaco com a água. Desligue o fogo e acrescente as folhas de poejo e o gengibre, deixando o recipiente tampado por alguns minutos, até que fique morno. Coe o chá e acrescente o mel.

Precauções: Deve ser evitado por gestantes e pessoas com cálculo biliar.

3. Cebola

A cebola é um verdadeiro milagre para tratar a congestão nasal típicas dos resfriados e alergias respiratórias, mas não é como alimento!!! Pode soar estranho, mas para se beneficiar das suas propriedades, deixe uma cebola crua e cortada ao meio na cabeceira da cama da criança durante a noite. No dia seguinte, o incômodo terá diminuído muuuuito.

receitas inverno 2

Mas não fica cheiro no ambiente? Fica sim e, para as pessoas mais sensíveis, pode ser muito desconfortável. Mas quando a situação está complicada e você quer tentar outras receitas naturais, vale a pena. Ela não faz os olhos lacrimejarem, pois a cebola não será manipulada. Se for necessário, no dia seguinte a cebola deve ser substituída por uma nova.

4. Hortelã + Gengibre

A hortelã, assim como o guaco, poejo, camomila, etc. é reconhecida como uma erva altamente benéfica como coadjuvante no tratamento de afecções respiratórias. Nesta versão aqui, sugerimos sua utilização como escalda-pés.

receitas inverno 1

Como fazer: Após um banho quente, no banheiro fechado, aproveite o vapor residual para deixar a criança brincando em uma bacia com água quente, um maço de hortelã rasgado a mão e um pedaço de gengibre. Pode ser feito até no banho de balde. Deixe até que o vapor se dissipe. Ela vai respirar os vapores da hortelã e do gengibre, o que vai auxiliar na descongestão de forma bem profunda. Lembre-se de protegê-la muito bem do vento frio ao sair do banheiro!

Este artigo NÃO substitui a avaliação médica e não tem propósito de indicar substitutos para medicamentos receitados pelo seu médico de confiança. O nosso intuito é compartilhar dicas e receitas para a prevenção e para a manutenção da boa saúde por meio de hábitos saudáveis e naturais. ;) Sempre que tiver qualquer dúvida, consulte seu médico. E esteja sempre atento aos sinais de doenças mais complicadas, como a dengue e a H1N1.

É muito legal, também, pesquisar sobre como aumentar a imunidade através da alimentação. Benefício para a família inteira ;)

Beijos e que o frio chegue suave e sem complicações!

2 ideias sobre “Receitas caseiras para diminuir os incomodos do inverno

  1. Pingback: Como fazer kits de suco verde, detox ou nutritivo e facilitar para ter uma vida mais saudável -

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>