Pintura e caça aos ovos de Páscoa! Como se divertir um montão com as crianças nesse feriado.

 

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-12

A ideia de oferecer ovos na Páscoa vem de muito, mas muito tempo atrás, quando os egípcios e gregos costumavam trocar ovos de galinha na entrada da Primavera (21 de Março) para celebrar o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. (fonte: Wikipédia).

E eu achei essa ideia tão legal que já fazem uns anos que tratamos a Páscoa como uma celebração mesmo, proporcionando mais do que chocolates, diversão para as crianças (não somos católicos, então não seguimos por esse lado).

Todo ano separamos ovos de galinha, higienizamos, as crianças pintam, enchemos e escondemos para que eles se divirtam encontrando e é tão, mas tão legal vê-los participando de tudo, tendo todo o cuidado de pegar nas cascas sem quebrar (ou quebrando sem querer. Rs…), pintando com toda a criatividade, enchendo de guloseimas (falarei sobre isso abaixo) e depois na expectativa de encontrar e “abrir” os ovos. Muita fofura! E é por causa desse nosso sentimento que vou deixar aqui, para vocês, explicadinho como faço tudo isso. =)

Retirada do ovo da casca e higienização:

Com uma agulha, faça um pequeno furo em cima do ovo, depois, com uma faca, faça um buraquinho na parte debaixo, desse tamanho:

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog

 

Depois, assopre pelo furinho de cima para que todo o ovo saia da casca em um potinho, deixe escorrer o máximo que conseguir.

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-2

Depois que tirar todo o ovo da casca, faça uma mistura de água e duas colheres de vinagre, coloque em uma seringa e jogue dentro da casca, assoprando de novo para tirara água. Repita isso umas três vezes até que fique vem limpinho. Feito isso, deixe as cascas em um recipiente com água e vinagre por meia hora. Dado o tempo, coloque as cascas em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos (para secar e terminar de limpar.

Pronto! Essa é a parte mais trabalhosa e agora é a hora da diversão, ou seja, pintura! Eu usei tinta de tecido, que é o que tinha em casa, mas dá pra pintar com a tinta que desejar. Dê pincéis para as crianças, espete palitos de churrasco em um vaso, coloque as casca penduradas neles e deixe-os soltar os artistas que estão dentro deles! =)

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-8

 

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-9

 

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-11

Cascas pintadas, deixe secar.

Depois de secas, você pode encher com as “guloseimas”. Aqui sempre colocamos frutas secas dentro pois as crianças adoram e assim eu ajudo a diminuir o consumo de chocolate deles na Páscoa, que apesar de não ser muito, sempre tem.

Vá colocando a guloseima devagar dentro da casca e depois feche com um pedaço de fita adesiva.

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-3

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-4

Aí é só esconder e na manhã de Páscoa, se divertir com as crianças tentando encontrar os ovos. =)

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-5

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-6

É uma brincadeira sensorial e tanto, quebrar a casca, eles adoram sentir ela quebrando entre os dedos ver o que tem dentro. =)

Caça-aos-ovos-O-Nosso-Blog-7

Oba!

No futuro, vocês acham que seus filhos lembrarão dos chocolates que comeram ou das experiências que tiveram? É pra se pensar né! =)

Você também pode gostar de:

Printables Páscoa 11Printables de Páscoa – Lembrancinhas e presentinhos fofos feitos em casa

 

 

 

Biscoitos amanteigados de Páscoa | O Nosso Blog  Biscoitos amanteigados de Páscoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>