Os benefícios do melado de cana + Receita de Granola de Melado com Amendoim

Sim, meu último post também foi uma receita com melado de cana. Então pode me chamar de #aloucadomelado porque eu to mesmo apaixonada por este ingrediente! Hehehe Além de ter substituído o açúcar em uma grande variedade de receitas e preparações, deixando um saborzinho especial, ainda descobri que ele possui muitos benefícios para toda a família. :)

Granola de Melado e Amendoim 4

O melado de cana é um sub-produto da produção do açúcar. O melado é um dos primeiros produtos do processo, portanto, é um dos mais “integrais”, pois ao longo do processo industrial os nutrientes são retirados até resultar no açúcar branco refinado, que é praticamente só as calorias. Dessa forma, ele é riquíssimo em minerais, especialmente ferro, cálcio, potássio e outros. E esses minerais estão super biodisponíveis, sendo muito bem absorvidos pelo nosso corpo. Ele é bom até para esportistas, como substituto dos isotônicos em combinações de sucos.

O melado também é muito interessante para reduzir a gula por doces, que é causada pela falta de minerais e por consumirmos em excesso produtos a base de açúcares refinados e carboidratos simples, como a farinha de trigo refinada. Ficamos viciados como se fossem drogas. Isso para nós, adultos, então imagine para as crianças? Neste sentido, o melado é uma ótima forma de apresentar o paladar doce para seus filhos, utilizando-o em preparações como bolos, geléias, etc.

Além de suas propriedades como alimento, o melado também é ótimo para a pele e cabelo e pode compor máscaras super hidratantes.

Hoje em dia, eu tenho encontrado o melado com mais facilidade, em supermercados ou lojas de produtos naturais. É lógico que é preferencial comprar o melado orgânico, ainda mais quando sabemos o quão agressiva é a produção de cana-de-açúcar para o meio ambiente. O preço varia bastante, mas normalmente é mais barato que o mel e rende muito mais.

Granola de Melado e Amendoim 1

A minha última invenção com o melado foi uma receita de granola deliciosa – e que acabou em menos de 24 horas! Sucesso total!!! A receita que eu sempre uso como base para fazer granola caseira é da Cassis, no Cozinha Legal, e vou variando de acordo com os ingredientes que eu tenho em casa. Por isso, escrevi a receita com opções de itens para que você possa se sentir livre para criar a sua :)

Granola de Melado e Amendoim 3

Beijos e abraços!!! Carol.

Granola de Melado com Amendoim
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Porções: 6 xicaras
Ingredientes
  • 3 xícaras de flocos - aveia, arroz, milho, centeio, ou uma combinação destes
  • ½ xícara de sementes - chia, linhaça, quinua
  • ½ xícara de xerém de amendoim - ou qualquer outra castanha
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ xícara de melado de cana
  • ¼ xícara de óleo de coco ou girassol
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo
  1. Coloque o forno para pre-aquecer a 180 graus.
  2. Misture em uma tigela grande os ingredientes secos - flocos, sementes, castanhas e sal.
  3. Em uma panela pequena em fogo médio, aqueça o melado com o óleo e a baunilha até virar uma mistura liquida uniforme.
  4. Misture os líquidos aos secos na tigela e transfira para uma assadeira grande.
  5. Espalhe bem, formando uma camada fina e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar. Obs: Não vai estar crocante ainda, somente quando esfriar um pouco. Se quiser mais soltinha, mexa com uma espátula no meio do tempo.
  6. Tire do forno e espere esfriar.
  7. Guarde em um pote hermético e em local seco e arejado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

: