Low/No Poo para crianças – O que é?

low-no-poo-o-nosso-blog-4

Eu, mulher de cabelo liso, que nunca demandou grandes cuidados (para vocês terem uma noção, nem pente/escova tenho em casa, saio do banho, ajeito os cabelos com a mão e só vou ajeitar de novo na próxima vez que lavarei eles. Rsrs…), de repente, me vi com dois filhos com os cabelos bem cacheados!

Comecei a pesquisar técnicas e jeitos de cuidar melhor dos cabelos deles e cheguei ao tal Low/No Poo (que não é só para cabelos cacheados) e me apaixonei! Mas, o que é isso?

Nós, na maioria dos casos, utilizamos produtos para os nossos cabelos que contém sulfatos e outros agentes de limpeza que ao longo do tempo vão agredindo nossas fibras capilares. Explico: Usamos um shampoo bem “porreta” para limpar o cabelo. Ele é tão potente que, além da sujeira, tira as proteções naturais dele. Daí que fica seco, quebradiço e sem vida. O que fazemos? Lotamos de cremes e condicionadores que, cheios de outras substâncias, parecem ter retomado a vida das madeixas, mas na verdade estão mascarando cabelos que, por dentro, carecem de nutrientes essenciais a sua saúde. (Veja exatamente o que são os sulfatos e o que fazem com o cabelo).

A técnica Low/No Poo (que em inglês significa pouco/sem shampoo) preconiza usar produtos sem certas substâncias, para que o cabelo consiga ficar saudável e limpo naturalmente. Depois de muito pesquisar, decidi começar seguir essa técnica com as crianças (e comigo também!) pois penso que uso fraldas de pano modernas, amamento prolongadamente, tento seguir uma alimentação o mais saudável possível com eles e, nunca tinha pensado seriamente nos produtos de higiene que usamos. Acreditava piamente que os sabonetes, shampoos e condicionadores que usavam, por estar escrito “suave” na embalagem, já significava que agrediam menos. Erro meu! Não é por ser de criança que são menos fortes ou agressores. E, por conterem essas substâncias, com o tempo, os cabelinhos saudáveis vão viciando nesse ciclo de tirar e colocar nutrientes e vão perdendo a vida, ficando secos e, no caso dos cacheados, perdendo um pouco a definição. Foi o que aconteceu aqui, olha só:

low-no-poo-o-nosso-blog

Nessas fotos dá pra notar a diferença do cabelo em menos de um ano. Na primeira ele era hidratado e brilhante, depois foi ficando mais seco, duro e sem vida (e sem cachos).

Mas, o que é exatamente Low/No Poo?

low-no poo

Eu tentei resumir o máximo que pude as técnicas e explicar um pouco da importância de repensarmos os produtos que usamos em nossos filhos. No próximo post sobre o assunto (ainda essa semana, tá?) vou mostrar como aplicar a técnica (tem algumas regrinhas e diquinhas), como fazer o Co-Wash, falar um pouco sobre produtos e mostrar o antes e depois das crianças. =)

Mas, já deixo uma tabela de proibidos e liberados. Se animarem de começar a técnica, salvem no celular e levem quando forem comprar os produtos. E, qualquer dúvida, sugestão e troca de experiência sobre o assunto, é só deixarem um comentário aí embaixo. Nós adoramos receber palavras de vocês!

tabela-low-no-poo|o-nosso-blog

Este post foi publicado em Família, Saúde em por .

Sobre Alice Ibelli

Alice, mãe do Francisco, da Elis, do Raul e de dois gatos. Ex futura advogada e atual estudante de Pedagogia. Consultora de sling e fraldas de pano modernas e palpiteira de todos os assuntos referentes a maternagem. Tem como projeto de vida (e sonho) morar em um sítio e criar seus filhos saudáveis, livres e felizes.

7 ideias sobre “Low/No Poo para crianças – O que é?

  1. Marli muniz

    Tenho uma filha de 6 anos, o cabelo dela é cacheados e muito crespo por favor me ajude. Até 1 ano de idade o cabelo dela era ótimo os caminhos dela eram lindos depois ficaram duros horríveis

    Responder
  2. Pingback: Low/No Poo para crianças – Produtos e jeito de lavar o cabelo |

  3. Amanda

    Muitíssimo me interessa essa técnica! :) Tenho cabelos cacheados que adoro e insisto em deixar naturais, mas sempre aprendi que tinha que usar produtos específicos e em grande quantidade pra deixa-los saudáveis e bonitos. Acontece que eu nunca me dei muito bem com produto nenhum, sem contar a alergia que tenho de todo e qualquer xampu :/ Meu pequeno tem cabelos beeem lisinhos, mas também quero aprender a mante-los saudáveis. Aguardo ansiosamente o próximo post :)

    Responder
    1. Alice Ibelli Autor do post

      Oi Amanda, que bom que gostou do post! No próximo vamos falar mais sobre produtos e diquinhas para lavar o cabelo, fique com a gente e sinta-se a vontade! Obrigada pelo comentário. =)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *