Hambúrguer caseiro

Olá a todos, aqui quem fala é a Cassis, e hoje trago uma receita muito especial pra mim: HAMBÚRGUER! Melhor dizendo, é especial para mim e para minha família, temos uma história de amor com esse prato que não é de hoje. Haha… Por isso ela foi escolhia com muito carinho para ser meu primeiro post aqui no blog. Além de ser ótimo para servir no almoço do dia dos pais, é caseira, simples, econômica e da para chamar as crianças para ajudar  – a minha pelo menos adora ajudar na cozinha!

Hamburguer-Caseiro

 

Morar em apartamento pode ser um tormento para quem gosta de churrasco, é muita fumaça para pouco espaço. Pensando nisso, resolvi dar uma churrasqueira a bafo bem pequena para o marido, que é um apaixonado por carne. Excelente para preparar pouca coisa, como hambúrgueres.

Caso você não tenha uma churrasqueira, o hambúrguer também fica muito bom quando feito em grelha – que pode ser a elétrica ou de fogão. Se não tiver grelha, faça em uma frigideira bemmmm quente, é importante que esteja muito quente mesmo.

Quando faço no fogo, gosto de untar a grelha com manteiga. Fica um crocante muito gostoso nos hambúrgueres.

Hamburguer-Caseiro-5

Outra dica é utilizar uma parte da carne já temperada para fazer almôndegas ou molho bolonhesa. Lembro que no início a Tarsila não comia hambúrguer, mas adorava o tempero da carne. Comecei então a fazer um pouco mais de carne e preparar almôndegas pra ela, também gosto de fazer a mais para congelar o excedente e ter disponível carne temperada.

Hamburguer-Caseiro-3

A salada e demais acompanhamentos podem ser substituídos por outros de seu gosto, mas essa combinação é que faz mais sucesso aqui casa. Equilíbrio perfeito entre untuoso, azedo, adocicado, cremoso e a carne grelhada!

Hamburguer-Caseiro-2

É isso pessoal, a receita segue logo abaixo. Espero que gostem, e caso façam não esqueçam de marcar com a hashtag #onossoblog =)

 

Beijosss

Cassis Boeno.

 

Hambúrguer caseiro
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Surpreenda a toda sua família com esse maravilhoso hambúrguer caseiro.
Autor:
: caseiro
Porções: 4
Ingredientes
  • 800gr de carne moída (acém)
  • 1 cebola grande, finamente fatiada
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 4 pães de hambúrguer
  • 8 fatias de queijo (usei provolone, mas pode ser muçarela)
  • ½ alface americana, lavada e picada grosseiramente
  • 2 tomate fatiados
Modo de preparo
  1. Divida a carne em 4 partes iguais, e com as mãos molhadas, faça uma bola com cada uma das partes. Em seguida pressione o centro de cada porção e forme um disco de aproximadamente 12cm de diâmetro. Coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada com azeite, cubra com filme plástico, e leve para geladeira. Mantenha refrigerado até a hora de grelhar.
  2. Em seguida, misture a cebola fatiada (quanto mais fina, melhor) com o vinagre branco e reserve.
  3. Gosto de grelhar os hambúrgueres no máximo dois por vez, assim a grelha não perde tanto calor. Então, quando a grelha ou churrasqueira estiver bem quente, retire os hambúrgueres da geladeira, salpique com sal e pimenta do reino a gosto.
  4. Coloque com cuidado na grelha, e sele por 3-5 minutos, vire e sele o outro lado. Acrescente 2 fatias de queijo em cada hambúrguer assim que virar e retire da grelha assim que o queijo derreter.
  5. Montagem:
  6. Corte os pães ao meio (você pode deixá-lo alguns minutos na grelha para ficar quentinho). Coloque a alface picada na parte inferior do pão, depois o tomate, em seguida a carne com queijo e por último a cebola. Coloque a outra metade do pão e sirva em seguida!! =)

4 thoughts on “Hambúrguer caseiro

Deixe uma resposta