Escalda pés detox e relaxante

Escalda-pes-detox_1Na correria do dia a dia é cada vez mais difícil separar um momento para nós mesmas, um momento que nos dê prazer e relaxamento. Fazer um escalda pés é uma forma muito fácil de termos este momento. Por si só a água quente (morna) já traz um relaxamento muscular e vasodilatação com consequente aumento da circulação local. Mas que tal conversarmos sobre algumas formas de dar um upgrade no escalda pés? Se na sua casa você tem crianças pequenas, você sabe o quanto é difícil um momento de silêncio e tranquilidade. Se for realmente impossível conseguir um momento sozinha, inclua as crianças neste ritual. Escolha um lugar da casa que goste e se sinta bem, ligue uma música calma e deixe as crianças escolherem as ervas e flores para acrescentar à sua água do escalda pés (flores campestres, camomila, cravo, anis, etc.), pode ter certeza que elas se divertirão com a tarefa!

 

Além do relaxamento, alguns escalda pés tem a função de desintoxicação do organismo. De acordo com a medicina tradicional chinesa, cada área do pé corresponde a um órgão do nosso corpo (conforme figura ao lado). Assim sendo, há a possibilidade de se fazer a retirada de toxinas que porventura possam estar bloqueando o bom funcionamento do organismo. Essas toxinas são provenientes, em grande parte, da nossa alimentação: corantes, pesticidas, aditivos, conservantes, entre outros.

Existe uma forma de detox pelo pé que é por meio de uma aplicação de corrente iônica na água do escalda pés. Aqui no Brasil não é comum encontrarmos algum lugar que ofereça esse serviço. Sempre tive curiosidade de tentar, mas como se trata de corrente elétrica e água acho prudente usar o aparelho comercial e não tentar montar o meu próprio em casa. O tratamento dura 30 minutos e a água fica completamente turva e escura (dê uma olhadinha na foto abaixo. E olha que esta foto é uma das menos “nojentas”, pois em algumas outras fotos, chega a se forma uma espuma grossa). De acordo com especialistas, de 20 a 40% dessas toxinas do final do tratamento são derivadas da própria água do escalda pés e todo o restante é derivado do seu organismo. Na impossibilidade de fazermos isso por aqui, existem algumas alternativas: comprar um emplastro importado ou usar sais de banho com produtos desintoxicantes.

escaldapes detox 3

Fontes: Jolly Foot (escalda pés) e AliExpress (emplastro)

Mas o mais legal é que você pode preparar os seus sais de banho detox! Dois ingredientes que promovem este efeito são o sal amargo (sulfato de magnésio ou sal de Epsom) e o bicarbonato de sódio. Se quiser aprender um pouco mais sobre eles sugiro ler este artigo. São muito fáceis de encontrar em farmácias e supermercados em geral.

Você também pode “brincar” na escolha dos óleos essenciais! Na receita do passo a passo escolhi os óleos de menta e limão, mas fique a vontade para escolher os que mais se adequam às suas necessidades.

escalda-pes-detox-4 Observações:

– O uso do corante é facultativo. Para deixar tudo mais natural pode optar por não utilizá-lo.

– Ao se utilizar as raspas de limão, a validade do produto diminui. Se for para armazenar por longos períodos, opte por não as adicionar.

– A utilização do sal amargo deve ser realizado com parcimônia por gestantes e lactantes, pois ele pode ser absorvido pela pele. Recomenda-se o aconselhamento com o seu médico de confiança antes de utilizá-lo.

Estes sais de banho são muito fáceis de fazer! A dica é caprichar bem na embalagem e eles se transformarão em excelentes lembranças personalizadas para serem presenteadas nas mais diversas oportunidades! (Lembrem-se que o Dia dos Professores está chegando e eles merecem relaxar um pouco!)

Contem-nos da sua experiência! E se prepararem os sais, fotografem e marquem #onossoblog … adoraríamos ver como ficou!

E bom relax!!!