Como participar de um projeto de voluntariado sem sair de casa

Tem coisa melhor do que se fazer aquilo que gosta?

Tem sim!!! Fazer aquilo que se gosta e ainda ajudar aos outros ao mesmo tempo!

Se você tem vontade de ajudar e não sabe como, aproveite as nossas dicas de voluntariado “a distância”. Tem dica para muitos hobbies que envolvem bordado e costura, mas também tem dicas para quem não tem nada de artesã. Tem projeto no Brasil e até na África. Resumindo, sempre tem uma forma de ajudar! Perto ou longe, artesã ou não!

E uma coisa é verdade: fazer o bem e espalhar gentileza pelo mundo nos dá um retorno muito maior do que o “favor” que está sendo feito!

Vamos aos projetos?!

voluntariado_01Projeto iniciado nos Estados Unidos,  por Janet Kramer, e que logo se espalhou pelo mundo. Já tem, inclusive, um grande grupo no Brasil, com pontos de entrega em diversas cidades. Para conhecer melhor o projeto aqui do Brasil é só se juntar ao grupo no facebook – Almofada de Coração – Outubro Rosa – 2015 – onde encontrará os moldes, o PAP, os pontos de entrega e muitas outras informações!
Estas almofadas em formato de coração são entregues às mulheres que passaram por uma mastectomia. Além de transmitir atenção, carinho e cuidado, as almofadas trazem benefícios na recuperação física, como podemos ver na figura:

voluntariado_almofada de coração

fonte: https://sabinecreative.wordpress.com

voluntariado_02Livremente inspirado no projeto Dolly Donations dos Estados Unidos, teve seu início no Brasil em 2012. A idealizadora brasileira, Andréa Cordeiro, se solidarizou com as mais de 1000 crianças que juntamente com as suas famílias foram expulsas de um terreno que ocupavam em São José dos Campos. Os 6000 moradores do local não tiveram tempo de pegar os seus pertences, e então nasceu o desejo de fazer a vida dessas crianças um pouquinho mais feliz.

O projeto continua muito ativo e entrega bonecas de pano para crianças de todo Brasil – para participar e conhecer mais um pouco do Bonequeiras sem Fronteiras acesse o blog do projeto!

voluntariado_03Esse é para as pessoas que acreditam no poder transformador da gentileza! Existe muitas formas de participar, seja fazendo os corações, participando das ações ou organizando oficinas! E para facilitar, os corações podem ser feitos de qualquer tamanho, material e cor!
Para maiores detalhes vá ao site Doe Sentimentos

voluntariado_04Igualmente fácil de participar. Basta escrever uma carta à alguém que esteja passando por algum momento difícil na vida. Uma carta de motivação, consolo, escrita à mão com todo carinho certamente é mais calorosa do que um e-mail ou SMS, não é?

Como diz o nome do projeto, esta é uma lista. Para se cadastrar envie um e-mail para loveitforwardlist@gmail.com com o título Love It Forward List. Pronto, quando tiver alguém precisando receber um pouco de carinho a lista será acionada e você receberá os detalhes. Não precisa se preocupar, ao se cadastrar na lista você não é obrigado a enviar as cartas todas as vezes que for solicitado. Faça conforme a sua disponibilidade!

voluntariado_05As voluntárias (e voluntários) deste projeto entregam acolchoados feitos à mão para crianças com graves problemas de saúde desde 2001. Os acolchoados são montados com blocos de patchwork e blocos de bordados ponto cruz com desenhos no tema escolhido pela criança.

Por ano são apresentadas no site do projeto aproximadamente 140 crianças. Cada acolchoado necessita de 13 bloquinhos de ponto cruz + 13 bloquinhos de patchwork, fora o acabamento e a mão de obra (voluntária, é claro) para finalizar o acolchoado. Vamos fazer as contas? Anualmente são necessários aproximadamente 1820 bloquinhos de ponto cruz e 140 conjuntos de 13 blocos de patch! Com esta demanda, os novos voluntários são sempre bem-vindos, podendo colaborar com o bordado ponto-cruz, com o patch, com a doação de materiais, etc. No site do Love Quilts Brasil você pode encontrar todos estes detalhes.

voluntariado_07As naninhas são um misto de brinquedo e travesseiro e que também são doadas para crianças com graves problemas de saúde e hospitalizadas. Este voluntariado já funciona em várias cidades do Brasil, inclusive em São Carlos (mais informações aqui). Caso não tenha na sua cidade, você também pode enviar pelo Correio. Na página do projeto de Londrina você pode encontrar todas as informações: Naninhas do Bem.

Os moldes e o vídeo do PAP são disponibilizados gratuitamente para todos que quiserem colaborar. E é muito simples, basta ter vontade de aprender e colaborar!

voluntariado_08Theresa Maria iniciou este projeto com a proposta de costurar 1 vestido por dia a ser doado para as crianças de 2 a 12 anos do sertão de Pernambuco. Hoje, o projeto cresceu e conta com várias colaboradoras, inclusive que tocam o blog do projeto – Vestido em algodão para as meninas do Sertão

Talvez você tenha pensado que fazer vestidos é uma tarefa muito complicada, isso é porque você não conhece os vestidos de fronha. Eles ficam uma gracinha quando terminados e são extremamente fáceis de fazer! Tem toda as instruções de como fazer no site Little Dresses for Africa, que é um voluntariado muito legal também – leva vestidos, produtos de higiene e informação (algo super valioso nos dias de hoje!) à vários lugares da África.

 

São estes projetos que eu tenho para apresentar hoje! Espero que você se identifique com algum deles! Eu já me identifiquei, entrei em contato e estou super ansiosa para começar!

Caso você conheça mais algum programa de voluntariado legal e que queira ver divulgado neste espaço, é só entrar em contato conosco.