Como ensinar criança a amarrar cadarço

Apesar de eu lembrar vagamente da época em que eu aprendi a amarrar sozinha o cadarço dos meus sapatos eu estava cheia de dúvidas de como ensinar ao meu filho a adquirir esta nova independência.como amarrar sapato_1

Resolvi compartilhar as minhas dúvidas e respostas, quem sabe seja a dúvida de vocês também:

A partir de qual idade podemos iniciar este aprendizado?

como amarrar sapato_2Por ser uma tarefa que vai exigir grande movimentação dos dedinhos, devemos levar em consideração o desenvolvimento motor e coordenação da criança. Se iniciarmos este processo cedo demais pode-se gerar frustração na criança, principalmente porque ela ainda não possui as ferramentas necessárias.

A idade recomendada é a partir dos 5 anos, mas nada impede que você espere um pouco mais. Algumas fontes indicam até 7 anos mais ou menos.

Como e onde devemos ensiná-los?

Escolha um local calmo, sem excesso de estímulos externos e em um momento em que não se tenha pressa – que não se tenha lugar para ir e nem compromissos marcados.

Porque eu disse isso? A tendência natural é a criança perguntar e querer amarrar os sapatos no momento em que os está calçando para sair passear ou ir embora da escola. E todos nós sabemos que estes momentos podem ser bastante conturbados (rs, pelo menos por aqui é assim). Por isso planeje alguns momentos fora desse estresse.

como amarrar sapato_3O posicionamento também é importante. Fique ao lado do seu filho e não na frente dele. Desta forma ele poderá visualizar exatamente o movimento das mãos que ele deverá imitar, e não a versão espelhada do movimento.

como amarrar sapato_5Deixar o sapato sobre o colo também facilita pois a criança não precisará ficar muito tempo abaixada, o que depois de algum tempo pode se tornar desconfortável.

Quais ferramentas podemos lançar mão para tornar esta atividade mais lúdica e prazerosa?

Rimas e brincadeiras mnemônicas, como a brincadeira do coelhinho podem ajudar!

É possível encontrar em lojas de brinquedos pedagógicos alguns kits de alinhavo, e amarração de sapato. São bem coloridos e chamam a atenção das crianças, além de contarem com a atividade de alinhavar. O alinhavo tem como objetivo desenvolver a motricidade fina, coordenação viso-motora e localização espacial, etc. Ou seja, só traz benefício para o seu pequeno!

como amarrar sapato_4

Também é possível (e muito atrativo para a garotada) criar o seu próprio sapato de brinquedo. Basta uma caixa, canetas coloridas, tesoura, cadarço e criatividade. Quer um pontapé inicial? O molde já está prontinho aí embaixo!

como amarrar sapato_6como amarrar sapato_7Mais algumas ideias para você se inspirar!

como amarrar sapato_8

http://blog.cool-panda.com

http://blog.cool-panda.com

 

Boas “amarrações” para vocês!

Ah, volte para nos contar qual técnica funcionou melhor para vocês! Se tiver uma ideia nova gostaríamos muito de saber também!

 

Você também pode se interessar por:
calendario para crianças 1

 Calendário para crianças para imprimir

 

 

IMG_9156

Como fazer a sua própria lousa

Uma ideia sobre “Como ensinar criança a amarrar cadarço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>