Celebrando a chegada de um novo bebê: ideia de Lista de Presentes – econômica, prática, ecológica

Uma parte importante dos chás de bebês é a lista de presentes, em que a mãe e a família indicam os itens que ainda não têm para receber seu novo filho. Porém, fazer esta lista é uma tarefa muito mais complexa do que parece. Se você procurar na internet, vai encontra milhões de modelos e ideias, mas elas variam tanto que a gente acaba ficando mais perdida do que antes. Por isso, desde o meu primeiro filho, eu pensava em compilar em uma lista aqueles itens que mais me foram úteis, excluindo aqueles que nunca foram usados e calculando uma quantidade mais razoável de fraldas e roupas. E, pensando também no futuro do planeta, queria uma lista que não tivesse excessos e que não estimulasse ainda mais o consumo desenfreado e superficial a que somos compelidos diariamente.

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

A primeira coisa que precisamos pensar ao listar os itens é no período de tempo que os presentes poderão ser úteis. Você pode decidir por pedir só presentes para os primeiros meses de vida do bebê, como roupas RN e P, itens para higiene e cuidados básicos. Eu considerei aqui o primeiro ano de vida.

Outro fator importante é a estação do ano em que o bebê irá nascer, considerando a região que você vive. Por exemplo, aqui em São Carlos, o clima varia bastante mesmo dentro de cada estação, então não é uma boa excluir roupas leves para o inverno ou uns conjuntinhos de frio para os dias de chuva e vento no verão.

Por fim, leve em conta também a sua rotina de lavagem, ou seja, qual a frequência com que você pretende lavar as roupinhas do bebê e quanto tempo leva para secar roupas na sua casa. Bebês recém-nascidos tendem a sujar muitas roupas por dia, então é uma boa considerar umas 3 ou 4 trocas de roupas por dia, pelo menos.

Vamos apresentar pra vocês os itens que consideramos indispensáveis, depois os que são dispensáveis e por quê e, então, uma lista dos itens que você pode considerar para montar a sua. :)

ITENS INDISPENSÁVEIS

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

Foto por Marina Maldonado Photographia

Sling (e talvez uma consultoria de babywearing)
Esse não podia deixar de ser o primeiríssimo item nesta nossa lista. Eu sempre digo que o sling é o melhor amigo da mãe no puerpério. Com ele, você consegue ir voltando aos poucos às atividades cotidianas, conciliando com a necessidade inerente de contato e afeto do bebê. Além disso, é o melhor remédio para as cólicas e choro excessivo do bebê, com base na Teoria da Exterogestação. Porém, sem o apoio de alguém que saiba utilizá-lo, o sling pode virar um daqueles presentes super legais, mas que ficam encostado num canto. Por isso, hoje existem consultoras de babywearing que podem auxiliar a nova mãe e você pode oferecer para ela uma sessão de consultoria como presente, que tal? No grupo do Facebook “Bem Carregar Bebê – Brasil” você pode conhecer mais sobre o babywearing e conhecer várias consultoras.

Bebê conforto ou Cadeira de segurança
Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológicaNo Brasil, o uso de cadeirinhas de segurança é obrigatório até 7 anos de idade. Por isso, pelo menos o bebê conforto é um item indispensável para comprar antes do bebê nascer. Este modelo tem a facilidade de poder ser retirado do carro, apesar de não ser aconselhável o seu uso fora do carro como cadeira de descanso ou de passeio pelo grande risco de acidentes. Outra opção são cadeirinhas fixas, mas que podem ser posicionadas de costas para o movimento do carro, posição obrigatória até o primeiro ano de vida independente do peso do bebê, de acordo com a legislação, já que esta é a posição mais segura até para crianças mais velhas.

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

Fonte: www.projetodemãe.com.br

Bolsa de passeio

Uma bolsa de tamanho razoável e fácil de organizar é essencial para os passeios com o bebê. Ao procurar ou indicar um modelo, prefira os que têm compartimentos e divisões internas e bolsos “estratégicos” para celular, chave do carro, paninho de boca, etc. Algumas bolsas vêm, inclusive, com trocador, saco para roupas sujas e bolsa térmica, como as práticas Bebechila, desenvolvidas por um casal de pais empreendedores brasileiros.

Sabonete neutro

Um sabonete neutro, o mais natural possível, é basicamente o único item de higiene realmente necessário para um bebê. Com ele, você pode lavar da cabeça aos pés sem problemas, substituindo aquela imensa relação de shampoo, sabonete, sabonete líquido, colônia e etc. que a gente normalmente vê nas listas por ai. A quantidade de frascos também pode ser bem reduzida, uma vez que o indicado é usar bem pouco produto.

Paninhos de boca

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

Fonte: cloud9fabrics.com

Bebês babam, regurgitam, espirram, fazem uma lambança com uma frutinha na mão. Por isso, paninhos de boca são essenciais em várias fases e situações com o seu bebê. Hoje existem muitos modelos, tipos de tecido, formatos, além dos feitos em casa. A única regra é que sejam feitos em um tecido bem absorvente e macio. Coloque uma boa quantidade deles na sua lista, para que você possa deixar sempre alguns na bolsa de passeio, na gaveta da sala, da cozinha, no porta luvas do carro…

Fraldas cremer

As tradicionais fraldas de pano da vovó são muito mais úteis do que podem parecer! Além da sua função tradicional, caso você opte pelas fraldas de pano ao invés das descartáveis, elas podem ser usadas como:

  • para secar bem o bumbum após a limpeza, prevenindo assaduras;
  • paninhos de boca;
  • para cobrir o bebê conforto e proteger o bebê do sol e do vento;
  • para secar o bebê após o banho (são mais fáceis para secar as dobrinhas do que toalhas comuns);
  • na janela do carro, como protetor solar;
  • para forrar o chão ou um tapete para colocar o bebê deitadinho;
  • e muuuuito mais.

Só lembre-se de separar aquelas usadas no bumbum das utilizadas para outras funções. ;) Nós sugerimos pelo menos duas caixas (com 5 fraldas cada) do tipo “luxo”, que já vem com a bainha feita.

* * *

ITENS COMPLETAMENTE DISPENSÁVEIS

Protetor de berço, naninhas, bichos de pelúcia, travesseiros

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

Berço que eu havia preparado pro Kike antes dele nascer. Fofo, né? Mas nada seguro :P

A recomendação mais atual com relação ao sono do bebê, principalmente até os 6 meses de idade, é que ele seja colocado para dormir de barriga para cima e sem nenhum objeto que ofereça risco de sufocamento no berço. Berços feitos sob controle de qualidade do INMETRO possuem as dimensões ideais para que os bebês não corram o risco de ficarem presos entre as grades ou entre o colchão e as grades, portanto os protetores de berço são dispensáveis. Apesar de serem daqueles itens que mais nos atiçam a vontade de comprar, é bom pensar duas vezes antes de gastar um dinheirão em um.

Mamadeiras e chupetas

Apesar de ser muito difundida na nossa sociedade a prática de dar chupetas e mamadeiras para bebês, se você pretende amamentar sem maiores problemas, o ideal é fugir destes itens e conhecer bem sobre os seus benefícios e malefícios, ao invés de se deixar levar pela suposta praticidade. Se você, amiga e/ou familiar quiser presentear a mamãe neste sentido, o apoio e o contato de uma consultora de amamentação são muito bem vindos.

Apetrechos para amamentação: conchas, bicos de silicone, pomadas etc.

Além de não terem benefícios comprovados para auxiliar no preparo ou na recuperação de mamilos em caso de fissuras e machucados, esses acessórios podem trazer até prejuízos e mais problemas. Portanto, não é necessário ter nenhum apetrecho desse tipo em casa. No caso de problemas com a amamentação, o ideal é buscar a ajuda de um especialista que pode indicar as melhores soluções para você.

Andadores

São tão dispensáveis e perigosos que estão em processo de serem proibidos para comercialização no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e diversos outros órgãos, assim como já acontece em outros países.

Talco

Apesar de serem muito indicados para manter as dobrinhas do bebê sequinhas, atente para o perigo da aspiração do talco por bebês pequenos. O mesmo vale para dicas caseiras como o amido de milho ou polvilho para prevenir brotoejas e assaduras.

Saída de maternidade

Não são nada mais do que um conjunto combinado de macacão e manta, mas muito mais caros do que o comum. Uma roupinha especial para a foto deste momento já faz muito bem este papel. :)

* * *

OUTROS ITENS QUE PODEM ENTRAR NA SUA LISTA

Sono e descanso

Berço: Outro item que é pouco questionado, mas existem outras alternativas a ele como os berços acoplados à cama do casal, a cama compartilhada ou um colchão no chão, no caso do quarto montessoriano.

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

Só não esqueçam de prender o cinto de segurança!!! :P

Cadeirinha de descanso

Mesmo que sejam utilizadas normalmente por menos tempo do que o que os fabricantes indicam, oferecem para a mãe alguns preciosos momentos de descanso no dia. O bebê pode tirar um cochilo ou ficar por algum tempo brincando, seguro e por perto da mãe. Vale a pena, então, procurar alguma usada ou emprestada, já que permanecem como novas depois de poucos meses de uso. Assim que o bebê começa a sentar sozinho, ele normalmente para de se interessar pela cadeirinha e prefere ficar no chão, sobre um tapete ou cobertor.

Babá eletrônica

Mosquiteiro

Jogos de lençol: não esqueça de indicar o tamanho do berço!

Mantas vs. Cobertores: Normalmente, é muuuuito difícil fazer um bebê ou uma criança dormir toda coberta, então cobertores tendem a ser bem pouco usados. Mas, mantinhas finas e quentes, como as de soft ou microfibra, são muito úteis para sair nos dias mais frios e para as noites. Portanto, é legal ter, mas não precisa de mais de um ou dois de cada.

Cueiros: Parece algo que nossas avós usariam, mas eles podem ser realmente úteis, principalmente nos primeiros meses. Assim como o sling e o banho de balde, a técnica do charutinho é ótima para lidar com cólicas e choro dos bebês pequenos.

Berço de camping: além de ser útil em viagens e passeios, há quem utilize em casa nas sonecas do dia ou durante a noite no quarto dos pais.

Banho e higiene

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológicaBanheira vs. Balde

A tradicional banheira é um item indispensável para muitos pais e mães por ai. Mas, você já conhece o banho de balde? Além do banho em si, ele proporciona um delicioso momento relaxante para o bebê e é um santo remédio para cólicas e gases.Hoje já existem vários modelos de baldes para bebês, mesmo, mas não precisa ser nada muito sofisticado ou caro. Outra possibilidade, ainda, é o banho de chuveiro mesmo, que pode ser dado a partir do momento em que os pais estiverem seguros.

Termômetro de banho

Óleo vegetal puro: para a prática da Shantala, aromaterapia, entre outros usos.

Fraldas descartáveis vs. Fraldas de pano

Caso você opte por usar somente fraldas descartáveis, o chá de bebê é o momento mais oportuno para estocar muitos pacotes de fralda, que de outra forma consumiriam uma grande fatia do orçamento familiar todo mês. Uma ideia de quantidades de pacotes para pedir é:

  • Tamanho RN: 02 pacotes
  • Tamanho P: 04 pacotes
  • Tamanho M: 06 pacotes
  • Tamanho G: 06 pacotes

Uma alternativa mais ecológica, econômica e saudável são as fraldas de pano modernas. Nós fizemos uma série sobre elas aqui n’O Nosso Blog. Neste caso, você pode incluir na sua lista entre 20 e 25 fraldas de pano tamanho único (que servem de 4 kilos até o desfralde), com absorventes, e garantir seu arsenal completo.

Lencinhos umedecidos

Além da limpeza do bumbum, os lencinhos umedecidos podem ser muito úteis nos passeios ao parquinho, na hora da refeição fora de casa. Mas eles não são a única possibilidade. Paninhos de boca ou fraldas de pano e uma garrafinha ou spray de água podem fazer as vezes daquele muito bem, além de serem mais sustentáveis. Algodão e água ou um chá suave de camomila, por exemplo, também podem ser utilizados na hora da troca em casa. Porém, caso opte pelos lencinhos, prefira os que não contenham álcool de nenhum tipo (cuidado com as embalagens que estampam o enunciado “Sem álcool etílico”, mas contém outros tipos de álcool), pois é ele o principal responsável pelas irritações na pele dos bebês.

Creme para assaduras: Indicamos muito a Pomada de Calêndula da Weleda. Apesar de ser mais cara do que as tradicionais, você precisa usar muuuuito menos e com menor frequencia, portanto, acredito que compensa. Ela pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou pelo site da marca.

Cortador de unha

Pente/Escova

Garrafa térmica

Kit de higiene: potinhos para manter cotonetes, algodão, etc. organizados e sempre a mão na hora das trocas.

Algodão/Cotonete

Amamentação

Bomba de tirar leite

Manuais ou elétricas, podem ser grandes aliadas já pensando em conciliar o retorno ao trabalho e a amamentação. Ainda assim, não são itens indispensáveis, já que a a ordenha manual, se realizada corretamente, pode ser tão ou até mais eficiente que qualquer bomba. Procure uma consultora de amamentação ou o banco de leite da sua cidade para aprender.

Almofada de amamentação

Alimentação

Pratinho ou potinho de plástico

Conjunto de talheres para bebê

Copo de transição: copinhos com tampa e bico (rígido ou maleável). A praticidade maior do copo de transição está nos passeios e saídas, mas ele é um item dispensável também. Você pode ensinar facilmente seu filho a beber direto de um copinho comum assim que ele faz 6 meses e pode começar a tomar outros líquidos. Mesmo o leite materno ou complemento pode ser dado em um copinho para evitar interferências no aleitamento materno.

Babadores

Cadeira de alimentação

Passeio

Carrinho

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológicaApesar do apelo para os modelos “super completos”, de acordo com a nossa experiência, quanto mais simples, mais versátil e útil é o carrinho. Os modelos do tipo guarda-chuva, feitos em material leve e durável como o alumínio, normalmente servem por mais tempo do bebê e são mais práticos. Cabe lembrar de testar no porta-malas do carro antes do bebê nascer!

Bolsa térmica ou de sementes: para cólicas e outras dorzinhas.

Capas para carrinho e bebê conforto: facilitam muito na hora da limpeza.

Protetor de sol pro carro

Trocador de bolsa

Brincadeiras

Mordedores

Tapete de EVA

Tapete de atividades

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológicaBrinquedos: 

É raro aparecerem brinquedos na lista de chá de bebê, mas caso você tenha muitos convidados, ou queira você mesma escolher as roupas e outros itens para o bebê, por exemplo, você pode incluí-los ali. Eu ganhei alguns brinquedos no chá de bebê do meu primeiro filho e, acreditem, eles ainda estão em uso! Encontrei esta lista de 15 brinquedos para o primeiro ano de vida do bebê que achei bem legal!

Saúde

Esterilizador de mamadeiras: Não só para mamadeiras, ele pode ser útil para esterilizar mordedores, peças da bomba de tirar leite, pequenos brinquedos, itens de higiene e muito mais.

Aspirador nasal

Umidificador

Aquecedor

Termômetro

* * *

ROUPAS

Chá de Bebê: Lista de Presentes - econômica, prática, ecológica

Elis, estilosa e confortável desde o primeiro dia de vida <3

Ao planejar o armário do pequeno ou pequena a caminho, é interessante pensar no conforto, praticidade e utilidade das peças. Apesar de tudo ser feito para que queiramos comprar mais e mais, tentemos pensar nas ocasiões em que aquelas peças seriam utilizadas (ou não). Cuidado com enfeites pequenos que podem se desprender, bordados desprotegidos, cordões e faixas.

Peças indispensáveis, na nossa visão, são bodies (e bendito seja o inventor do body!), calça com pé para recém-nascidos e macacões curtos e longos. Essas peças são confortáveis e muito práticas, pois não ficam subindo quando pegamos o bebê no colo. Peças dispensáveis são os conjuntos de pagão e luvas (que só servem para ficar saindo ou ficar encharcada de baba, já que a maioria dos bebês adora colocar a mão na boca a todo momento).

Pensando numa frequência de troca média de 3 ou 4 vezes por dia e lavando roupinhas a cada 2 ou 3 dias, no máximo, uma boa quantidade de roupinhas para reunir antes do bebê nascer é:

06 bodies manga curta RN

06 bodies manga curta P

04 bodies maga curta M

04 bodies manga curta G

06 bodies manga longa RN

06 bodies manga longa P

04 bodies manga longa M

04 bodies manga longa G

02 casaquinhos tamanho RN

04 casaquinhos tamanho P

02 casaquinhos tamanho M

02 casaquinhos tamanho G

06 calças com pé RN

06 calças com pé P

04 calças (com ou sem pé) M

02 calças (com ou sem pé) G

06 macacões tamanho RN

06 macacões tamanho P

04 macacões tamanho M

02 macacões tamanho G

06 pares de meia

Além das meias comuns, aquelas do tipo “sapatilha” e com antiderrapante são muito legais, principalmente para os bebês maiorzinhos que já se locomovem mais e se aventuram a ficar de pé, se apoiando em tudo que encontram pela frente (além de serem uma fofura!)

04 sapatinhos

Invista mais em sapatinhos de sola molinha, principalmente a partir do tamanho 18 ou 19, que é quando os bebês realmente começam a ficar de pé e caminhar. Antes disso, sapatos são só um charme (bem caro!) e dificilmente ficam no pé por muito tempo. E ainda há quem argumente que o ideal é que o bebê desenvolva a sensibilidade e mobilidade dos pezinhos sem interferência dos calçados.

* * *

Ufa! Apesar de ter ficado enorme, esse é um post que merecia toda a trabalheira que deu. Espero que seja muuuuito útil para vocês. Enviem para as amigas grávidas, amigas de grávidas, vovós, todo mundo. Hehehe

Beijos!

2 ideias sobre “Celebrando a chegada de um novo bebê: ideia de Lista de Presentes – econômica, prática, ecológica

  1. Priscila Inácio

    Parabéns pelo post e por esse blog delicioso! Estou vivendo minha segunda gestação e depois de quase treze anos de intervalo entre essa e a primeira (quando me tornei mamãe da Pietra) O Nosso Blog tem sido fonte de muitas descobertas e informações encantadoramente úteis. Estarei sempre aqui conferindo tudo com muito carinho, obrigada meninas! Grande beijo!

    Responder
    1. Carol Neves Autor do post

      Que delicia de comentário. Muito obrigada, Priscila e parabéns pela sua gestação!!! <3 <3 <3

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>