Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Com a época do nascimento do bebê chegando é comum, e muito compreensível, que a gestante se sinta ansiosa, nervosa, precisando de uma “injeção” de atenção, carinho, confiança, força, etc. O Chá de Bênçãos é feito para suprir essas necessidades. Preferencialmente ele deve ser planejado por uma amiga (ou grupo de amigas) e não pela própria gestante pois ela será o centro das atenções nesta celebração, diferentemente de outros tipos de chá onde tudo é pensado para o bebê que chegará!

Vale tudo para mimar esta nova mamãe e acalentá-la. Escrevi nova mamãe pois é um novo bebê – vale para 1º, 2º, 3º … filhos, vale para grávidas de 18, 31, 44 … anos! É um encontro geralmente muito emotivo, que visa fortalecer e preparar o espírito e mente para esta chegada, esta transformação em mãe.

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

A primeira coisa a se fazer é a escolha do lugar, pode ser um lugar que signifique algo para a gestante, ou simplesmente um lugar sossegado, bonito, fresco em que a nova mamãe e os convidados se sintam bem.

Depois vem a definição da lista de convidados. Neste momento converse com a gestante para saber as preferências dela. Algumas podem preferir a presença só de mulheres para se sentirem mais a vontade. Outras podem querer que homens sejam convidados também para mostrarem o seu apoio e confiança. Com relação às crianças também: pode ser que a mãe as queira por perto, correndo e brincando, ou prefira um ambiente mais sossegado.

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Como diz o nome, é um chá de bênçãos, onde cada convidado transmite à amiga gestante a sua “bênção” – suas boas energias, seu pensamento positivo, seu companheirismo, seu apoio, etc. E isto pode ser facilitado e evidenciado através de algumas atividades. Vamos a elas?

Geralmente as atividades são realizadas com todos formando uma roda. A presença de uma música calma de fundo também ajuda a prepararmos o momento (dica: as músicas da Isadora Canto são lindas para serem tocadas durante o chá!)

Coroa de Flores

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Neste dia a gestante é o centro das atenções, é a estrela maior, e nada mais justo do que receber uma coroa. Uma coroa de flores, confeccionada durante o encontro, por um ou mais convidados, transmitindo muito amor e atenção! Se precisar de ajuda na confecção da coroa de flores naturais O Nosso Blog te ensina: Celebrando a Chegada de um novo Bebê: como fazer uma coroa de flores naturais – passo a passo

Pintura de Barriga

chá de bençãos 5

Escolha aquele convidado talentoso, artista e combine com ele os detalhes: desde a escolha das tintas até o desenho a ser feito. Os desenhos de mandalas são muito propícios, pois mandala significa, literalmente, aquilo que circunda o centro. Caso não tenha nenhum convidado dotes artísticos você pode optar por contratar um artista para isto.

Se tiver filho(s) mais velho(s) ele também pode ser o escolhido para esta tarefa. Mas lembre que o desenho não saíra com uma beleza estética tão grande, porém estará recheado de amor e quiçá um início de vínculo entre irmãos.

Leitura de Poemas

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Na minha opinião esta é uma das partes mais emotivas e catárticas da celebração. Garanto que lágrimas de emoção virão aos olhos de muitos convidados, mas principalmente aos olhos da grande homenageada do dia!

Ao planejar o chá é possível definir uma só pessoa para procurar e imprimir os textos e poemas ou pedir para que cada convidado leve o seu. Os textos devem remeter a bons sentimentos em relação à gravidez, à maternidade, ao parto, à amamentação, ao poder feminino. Distribua esses textos entre os convidados que lerão, um a um, para a nova mamãe.

Escalda pés

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Este é o momento relaxante da celebração. O escalda pés pode ser preparado com água morna ou na temperatura ambiente, caso o dia esteja muito quente (lembre-se que na gestação é comum sentir muito calor!). Tenha em mãos flores do campo, pétalas de rosas, ervas aromáticas (camomila, anis, lavanda, por exemplo) e óleos essenciais. Os sais de banho pré-preparados também podem ser utilizados e O Nosso Blog já passou uma receita de escalda pés detox e relaxante bem fácil de fazer.

Pergunte para a gestante se existe algum cheiro que ela não goste ou que faça ela se sentir mal. Durante a gestação também é bem comum sentir aversão por alguns odores. Se ela estiver muito sensível aos cheiros mantenha-se no básico.

Com os ingredientes previamente separados, todos os convidados podem ser convidados a auxiliar no preparo do escalda pés adicionando os ingredientes aos poucos até formar uma mistura harmônica.

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Confecção da Lembrança

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

A preparação de um presente para a mamãe/bebê também é realizada por todos os convidados. Cada um acrescenta detalhes ao projeto inicial e o resultado final será uma peça única – com todos os bons sentimentos presentes no momento!

Uma dica é montar um quadrinho para o quarto do bebê. Pode ser com base em tela de pintura (foto acima), tecido no bastidor (foto abaixo) ou qualquer outra maneira que vier a sua mente! Leve os itens de personalização: cola branca, cola colorida, rendas, fitas, feltro, tesoura, agulha, botões, laços e etc. e deixe tudo a disposição para que, aos poucos, durante toda a celebração os convidados consigam preparar a lembrança! Se precisar de inspiração vale a pena dar uma olhada no nosso post – Celebrando a chegada de um novo bebê: 10 ideias de quadrinhos para o quarto do bebê feito pelos convidados.

Digo por experiência própria, que este será um objeto de muito estima da nova mamãe. Sempre que olho o meu quadrinho sinto o meu coração se aquecer.

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Dança Circular

É uma dança realizada pelas mulheres em círculo, com as mãos dadas. Escolha uma sequência de passos que seja simples, porém rítmica. A música deve ser de preferência calma e com a letra que de alguma forma empodere a gestante. Esta atividade nos ensina a perceber o ritmo das coisas – e que cada coisa possui o seu ritmo próprio. Além de permitir nos concentrarmos em nós mesmas, como parte de um todo!

Flores Votivas

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

Essas flores são muito simples de fazer porém elas tem um efeito muito legal! Ao serem colocadas na água, cada uma demora o seu tempo para se abrir, desabrochar. E assim que se abrem completamente é possível ler as palavras de carinho que estão no seu interior.

Pulseiras de Apoio

Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de BênçãosTodas as convidadas recebem uma pulseirinha de apoio durante a celebração e permanecerão com elas até o nascimento do bebê. Não precisa ser necessariamente a pulseirinha, pode ser qualquer objeto que simbolize essa união. É uma lembrança física de que a mamãe não está sozinha neste momento, que existe todo um apoio e confiança no poder do feminino.

 

Se precisar de ajuda para pensar em um cardápio natural, saudável, colorido e tudo de bom, dê uma olhada nas nossas 12 dicas de comidas/bebidas para servir na festa.

Bom, essas são só algumas dicas. Muitas outras atividades podem ser pensadas e feitas a fim de reforçar a confiança e acarinhar a futura mamãe! Espero que tenha ajudado a preparar o Chá de Bênçãos e se puder, deixe aqui nos comentários a sua experiência!

Abraços,

Você também pode se interessar por nossos outros posts sobre o tema:

Chá freezer party - chás de bebês pelo mundo | O Nosso Blog

 

Celebrando a chegada de um novo bebê: chá de comida congelada

 

 

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

 

Celebrando a chegada de um novo bebê: brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê

5 ideias sobre “Celebrando a chegada de um novo bebê: Chá de Bênçãos

  1. Pingback: Celebrando a chegada de um novo bebê: 10 ideias de quadrinhos para o quarto do bebê feito pelos convidados |

  2. Pingback: Celebrando a chegada de um novo bebê: como fazer uma coroa de flores naturais – passo a passo |

  3. Pingback: Celebrando a chegada de um novo bebê: 12 sugestões de comidinhas/bebidas para servir na festa |

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>