Calendário para crianças para imprimir

Olá pessoal! As aulas estão chegando, né? Ou já chegaram por ai… De qualquer jeito, é um tempo que traz muito a pergunta: “Mamãe, hoje é dia de escola?”, sendo que ontem mesmo você respondeu que ainda vai levar alguns dias. Familiar? Por isso, trouxemos para vocês uma ideia de calendário que pode auxiliar nessa tarefa que é lidar com o tempo.

calendario para crianças 2

Nós adultos organizamos nossa vida com base na passagem das horas, dos dias, semanas, meses, anos… Mas será que este tipo de pensamento talvez possa não ser tão “natural” para os nossos filhos? Todos nós sentimos a passagem do tempo, mas entender como ele funciona e “operar” sobre ele, como quando fazemos planos ou resgatamos memórias, não é tão simples assim. Isso fica mais claro quando vão se aproximando datas especiais como o aniversário, o Natal, o início das férias ou das aulas…

Então, assim como o calendário do advento, que é utilizado para demarcar a espera pelo dia de Natal, podemos lançar mão de artifícios que as crianças possam manipular, observar, criar e, dessa forma, materializar uma noção abstrata como a passagem do tempo. A ideia é que isso seja feito com calma, sem pressa ou pressão, e na medida em que a criança tenha interesse.

calendario para crianças 4

Eu comecei a fazer os calendários mensais com o meu filho de 4 anos há alguns meses, quando se aproximava uma data muito especial: a chegada dos avós que estavam fora do país há um ano. Assim que soubemos a data em que eles chegariam, desenhei a mão mesmo uma tabela com os dias e pintamos e decoramos com adesivos as datas importantes daquele mês: festinhas de aniversário, o festival de natação e a chegada dos avós. Colamos na porta do quarto e todo dia ele marcava a data com um X. Assim, a medida que as datas especiais se aproximavam, ele podia ver, contar e perceber esta chegada.

Para este ano, desenvolvi um calendário simples para imprimir, com todos os meses do ano. Os finais de semana estão sombreados (os dias “que não tem escola”) e o mesmo pode ser feito em outros dias como feriados. O número do dia fica bem ao centro e com espaço em volta suficiente para que a criança possa decorar e demarcar datas especiais. Então, é só fixar em algum lugar acessível à criança e lembrá-la de marcar todo dia. É legal ter um horário para isso na rotina, como logo após o café da manhã ou antes de ir pra escola, para facilitar a compreensão também a partir da repetição da rotina diária.

calendario para crianças 1

Para imprimir os calendários, clique aqui: Calendário 2016 para crianças para imprimir | O Nosso Blog.

A passagem dos dias é somente uma das dimensões deste grande conceito tempo e o uso de um calendário mensal é uma das formas de trabalhar com ele. A medida que a criança se interessa, podemos trabalhar com outras dimensões, como as horas, os ritmos, as rotinas, assim como outros materiais. Reunimos algumas inspirações no nosso painel “Calendários para Crianças” no Pinterest. :)

calendario para crianças 3

Lembre-se! Se você se animar e fizer um calendário também, compartilha com a gente! Nós vamos adorar ;)

Beijão e boa volta às aulas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *