O que é e como fazer um calendário do advento

calendário-do-advento-o-nosso-blog

Como Francisco já está maior, ano passado, decidi fazer um calendário do Advento para ele. Para quem não sabe o que é, segue uma pequena história sobre:

“Até o século 16, as crianças recebiam seus presentes no dia de São Nicolau (6 de dezembro). No entanto, o reformador da Igreja, Martinho Luthero, rejeitava a veneração de santos e mudou a tradição. A partir daí a troca de presentes passou a ser no Natal. Para adoçar esse tempo de espera, os protestantes desenvolveram ao longo dos anos muitos costumes e tradições, como o Adventskalender.
Muitas vezes, as famílias mais pobres pintavam 24 marcas de giz na porta e as crianças podiam apagar uma a cada dia. Outras famílias colocavam pedaços de palha na manjedoura, acendiam velas com 24 marcas ou arrancavam tiras de papel. Já nas casas mais ricas, havia biscoito de gengibre para as crianças. Também os católicos adotaram o Adventskalender e a tradição se espalhou por toda a Alemanha.” (Daqui)

calendário-do-advento-o-nosso-blog-2

Como aqui em casa gostamos muito de seguir a pedagogia Montessoriana na criação das crianças, optei por seguir um Calendário do Advento nos moldes montessorianos, que também serve ao propósito de contar a passagem do tempo, mas com algumas alterações. Segue abaixo um texto sobre:

“O calendário do advento vem sendo muito utilizado por famílias que aplicam a filosofia montessoriana em casa e aqui passamos a explicar o porquê.
A linearidade do tempo – A compreensão da passagem do tempo é extremamente abstrata para as crianças. A partir dos três/ quatro anos, aproximadamente, começam as perguntas: “falta muito tempo?”, “que dia é hoje”, “quando faço aniversario?”.
Na tentativa de ajudar a criança a ter a noção do tempo que passa, é muito comum utilizarmos a “Linha do tempo”. O calendário do avento segue o mesmo principio. O mês de dezembro é apresentado preferencialmente em linha reta, com os números em ordem crescente e até vai até o dia 25.
O mês de dezembro pode ser mais harmonioso, focado na família e com a participação ativa da criança – Compras, férias, comercio, amigo secreto, consumismo, Papai Noel, nascimento de Jesus, trânsito, presentes, shoppings… Um turbilhão de eventos – e sentimentos – parece coincidir em um único mês. Muitas famílias têm recuado à correria e procuram seguir o caminho inverso, justamente para encontrar harmonia e paz num mês tão simbólico e especial.
Desta forma, o calendário do advento pode ser uma forma de desacelerar a correria do mês de dezembro, ao consagrar um tempo precioso à família e permitir a participação ativa das crianças nos preparativos natalinos.
” (do grupo Montessori para mamães, do facebook)

Como não tinha dinheiro e nem muita habilidade para fazer um desses calendários chiques que se vê pela internet, apelei para a criatividade e fomos lá! 

Materiais (gastei uns R$7,00 no total):

– 24 prendedores de roupa
– fitas adesivas nas cores verde e vermelho (o famoso duréx)
– Papel branco para escrever as tarefas do dia
– tags dos números que disponibilizei calendário parte 1 e calendário parte 2, e imprimi
– fita dupla face

É só encapar o prendedores com as fitas adesivas coloridas, pregar na parede com dupla face, juntamente com os números e prender as tarefas do dia. Fácil né! Olha como ficou:

calendário-do-advento-o-nosso-blog-3

calendário-do-advento-o-nosso-blog-4

Primeira “tarefa” do calendário.

Você pode ter mais ideias do que colocar nos papeizinhos diários no site Aproveitar a vida.

calendário-do-advento-o-nosso-blog-5

Francisco, todo feliz com o seu kit de pinturas, que ganhou no 4º dia do calendário. =)

2 ideias sobre “O que é e como fazer um calendário do advento

  1. Pingback: Calendário para crianças para imprimir |

  2. Pingback: Pinhas! Caça, brincadeira e decoração |

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>