Brincadeiras Juninas fáceis e baratas!

revistacrescer.globo.com

revistacrescer.globo.com

Aproveitando a época de festas juninas, vim à internet pesquisar inspirações de brincadeiras juninas para fazer com os pequenos. Juntei aqui as que mais curti e achei mais fáceis/baratas/práticas de se fazer. =)

– Jogo de argolas:

1bfb71eb58bf005e10f6e33f54370bba

Jogo de Argolas

O jogo de argolas consiste em garrafas pet decoradas com fita adesiva colorida e argolas feitas com a mesma fita adesiva. O objetivo é acertar as garrafas com as argolas. Aí dá pra variar a brincadeira, acertando a garrafa correspondente a cor da argola ou misturar tudo. (Imagem do Pinterest)

– Pescaria:

Pescaria de papel e imã

Pescaria de papel e imã

É necessário cortar os peixinhos de papel, colocar um clipe de papel em cada um. Depois pegar um pedaço de madeira/varinha/galho de árvore, amarrar um barbante nele e amarrar um imã na ponta. Daí é só pescar os peixinhos encostando o imã no clipe de papel. Dá até pra fazer uma lagoa cenográfica de papel também, pra colocar os peixinhos. (imagem do Pinterest)

Pescaria de tecido

Pescaria de tecido

Esse tipo de pescaria requer um pouco de habilidade com costura, mas bem pouco, na verdade. Você recorta os peixes em tecido (pode fazer igual a imagem, com o peixe cheio de espuma e alinhavado ou de um tecido mais durinho como feltro, aí é só cortar mesmo) e costurar as duas pontas de uma fita de cetim, formando uma argola, na boca do peixe. Depois pega um pedaço de madeira/varinha/galho de árvore, amarra um barbante e na ponta do barbante amarra um clipe de papel ou arame em forma de anzol. Aí é só tentar fisgar os peixes. (imagem do Pinterest)

– Boca do palhaço:

Boca do palhaço em papel

Boca do palhaço em papel

Esse palhaço da foto foi feito em EVA e é daqui, mas dá pra ser fazer em cartolina/colorset/papel cartão. O palhaço feito, é só grudar ele em uma caixa de papelão com um buraco, cuidando para que o buraco fique na boca do palhaço. Daí é pegar todas aquelas bolinhas espalhadas pela casa e tentar acertá-las na boca dele. É um bom brinquedo também porque as bolinhas já ficam guardadas na caixa depois. Rs…

Boca do palhaço em tecido

Boca do palhaço em tecido

Esse requer um pouco mais de habilidade em costura. Você faz o palhaço e os bolinhos em tecido, dá pra fazer do tecido que desejar, mas a boca dele deve ser de feltro. Daí costura velcro atrás dos bolinhos e tenta faze-los grudar na boca. Para pendurar, dá pra usar um varão de cortina ou colar na parede com dupla face (daquelas potentes) ou pregos. (imagem do Pinterest)

– Derruba latas:

Derruba latas

Derruba latas

O derruba latas é feito com, no mínimo, 6 latas de conserva (milho, ervilha etc) ou latas de refrigerante e uma bola que pode ser de meia ou qualquer uma que tiver em casa. Você pode decorar tanto as latas quanto a bola, pra ficar bonitinho, com tinta acrílica ou fita adesiva colorida mesmo. Daí é só fazer uma pirâmide de latas e mirar no alvo pra derruba-las todas! (imagem do Pinterest)

– Bingo:

Bingo simples

Bingo simples

Para esse bingo, é necessário um papel, onde você divide com linhas em seis e coloca em cada quadrado um número, de 1 a 6, um dado para sortear os números e objetos ou pedrinhas para marcar os números sorteados. Daí é só jogar o dado e marcar o número que sair com o objeto/pedrinha. Parece uma brincadeira simples até demais né? Mas é super legal para crianças menores associarem os números escritos (sinais) com a quantidade (contando as bolinhas do dado). (imagem do Pinterest)

Bingo com letras

Bingo com letras

Esse tipo de bingo é super legal pras crianças que estão começando a se familiarizar com as letras. Eu peguei a ideia (e você pode até pegar as cartelas já prontas e só imprimir) daqui. E para jogar, pode imprimir algumas cartelas a mais, cortar as letras, colocar em um saquinho, ir tirando e falando as letras pras crianças marcarem com a pedrinha ou ir falando letras aleatórias mesmo.

Bingo tradicional

Bingo tradicional

Esse bingo é para aquelas crianças maiores, que já estão familiarizadas com os números e é uma maneira bem legal de passar aquela tarde fria e chuvosa. Rs… E olha só, nem precisa ter trabalho! Só pegar as cartelas daqui e imprimir. =)

E, para finalizar essa seção de brincadeiras juninas, vou deixar uma receita bem legal, de um site mais legal ainda. Que tal fazer um bolo de milho bem delícia com as crianças? O legal dessa receita é que usa milho em espiga, assim dá pras crianças entenderem mesmo que o bolo é feito de milho e terem contato com o produto in natura, mas apesar disso, é o bolo mais fácil de se fazer, só colocar tudo no liquidificador. Rs… (receita Cozinha Legal)

Huuummmm

Huuummmm

E aí, quem ficou com vontade de fazer uma “festa junina” em casa? Se fizerem alguma das brincadeiras ou o bolo, tirem foto e postem na página! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>