Celebrando a chegada de um novo bebê: brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê

Quem aí pensa nas tradicionais brincadeiras quando falamos em chá de bebê? Há quem adore, mas há quem arrepie só de pensar nos micos, na barriga de fora ou em ser o centro das atenções nessa hora. Pra não ter que desistir de fazer um chá de bebê por causa disso, fizemos aqui uma seleção de brincadeiras divertidas e criativas, sem ninguém ter que passar vergonha.

Pra organizar as brincadeiras, você pode separar seus convidados em times ou não, e pensar em alguns mimos ou mesmo bebidas para presenteá-los quando ganharem ou fizerem pontos.

1. Bingo de presentes

Foto: HauteChocolateFavors / Etsy

Foto: HauteChocolateFavors / Etsy

Muitas das brincadeiras nos chás de bebês que conhecemos acontecem em torno dos presentes que a família recebe. Dependendo da quantidade de presentes, logo logo está todo mundo entediado. Mas você pode convidar todos a participarem da brincadeira fazendo um bingo. Imprima umas cartelas padrão como a da imagem acima e peça pros amigos completarem os quadrinhos com os itens que eles acham que estão entre os presentes (peças de roupas, fraldas, talco, etc.). A cada presente aberto, quem tiver o item na cartela pode marcar.

2. Quem é quem?

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

Foto: popsugar.com

Peça pros convidados levarem ou enviarem com antecedência fotos deles quando bebês, as quais você pode pendurar em varais ou murais pela festa. Quem adivinhar mais de quem são as fotos, ganha!

3. O preço certo

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

Foto: LollipopInk / Etsy

Faça uma lista de itens básicos nos cuidados de um bebê, como fraldas, meias, shampoo, pomada de assadura, etc. e pesquise os preços. Peça pros convidados ou pros times chutarem os preços de cada item. Quem chegar mais perto do valor médio total, vence esta partida.

4. A bolsa de maternidade

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

 

Coloque cerca de 10 itens diversos, desde os mais básicos até alguns inusitados, em uma bolsa de maternidade e peça para cada convidado ou time tentar adivinhar o que tem ali dentro. Você pode variar, permitindo que as pessoas tateiem os itens com as mãos, ou pontuar diferentemente os itens (1 ponto pra fralda e 5 para um CD de músicas infantis, por exemplo).

5. Coletânea de momentos especiais

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

Foto: popsugar.com

Esta é uma brincadeira que vira um presente muito especial dos convidados para a nova família: cada convidado escreve em um cartão uma ideia de momento especial que os pais podem ter com o seu novo bebê ao longo do seu primeiro ano de vida (por exemplo: tirar uma foto ao ar livre, brincar de bolhas de sabão, pintar um quadro com os pezinhos…) e a depositam em um balde decorado, que deve ficar em um local especial para os pais poderem sortear e realizar cada uma dessas pequenas tarefas no seu dia-a-dia. Tão gostoso quanto fazer cada uma dessas pequenas delícias é cada convidado dedicar um tempinho pra pensar, resgatar momentos gostosos com seus próprios filhos ou pais, e depositar no balde muita energia positiva. :)

6. Adivinhe a data do nascimento

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

Foto: itsanoccasion / Etsy

Faça um calendário com as datas da 38a. até a 42a. semana de gestação, marcando a data prevista do parto (DPP). Cada convidado pode marcar seu palpite com um carimbo, desenho, adesivo, o que você deixar disponível, deixando ainda sua assinatura de presença no chá. Depois do nascimento, anuncie pro “vidente” que ele acertou. Só tome cuidado pra não criar muita polêmica, caso você esteja querendo esperar um parto natural, por exemplo, e sua família não estiver muito a favor. Nesse caso, melhor deixar essa questão da data pra lá ;)

7. Decoração de body

Brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê | O Nosso Blog

Foto: thelittleumbrella.com

Compre bodies de tamanhos e modelos variados (manga longa, curta, regata) e monte uma mesa com tintas de tecido, botões, retalhos, fitas e o que mais você imaginar para que seus convidados mais prendados possam decorar algumas roupinhas para o seu bebê. Para facilitar, disponibilize também pedaçõs de papelão em que os bodies possam ser colocados na hora de pintar. Monte um varalzinho para exibir as artes feitas durante a festa e tire muitas fotos depois. É legal marcar, de alguma forma, quem fez qual body para se lembrar e mandar a foto pra pessoa. É uma ótima lembrança pra todo mundo.

Enfim, dá pra fazer muita coisa divertida para comemorar e celebrar a chegada de um novo membro na família. Se preferir um evento mais íntimo, dá pra fazer brincadeiras em que se compartilham histórias antigas das amigas junto com a nova mamãe. Se reunir várias gerações, dá pra brincar com as diferentes experiências, como fazer os novos pais dobrarem e vestirem uma boneca com uma fralda de pano da época das vovós. Se tiverem alguma ideia, manda pra gente!!!

Beijão e boa diversão pra quem tem um novo bebê chegando ;)

4 ideias sobre “Celebrando a chegada de um novo bebê: brincadeiras (de bom gosto) para chá de bebê

  1. Pingback: Celebrando a chegada de um novo bebê: 10 ideias de quadrinhos para o quarto do bebê feito pelos convidados |

  2. Pingback: Celebrando a chegada de um novo bebê: 12 sugestões de comidinhas/bebidas para servir na festa |

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>