Bolo de Agrião e Melado – O Bolo do Hulk

Oies!

Seguindo a inspiração da Alice, com o último post sobre Lanches Práticos e Saudáveis para a lancheira das crianças, trouxe hoje para vocês uma receita que fez o maior sucesso aqui em casa, o que me deixou muito feliz, já que é facílima de fazer e é carregada de nutrientes. Apelidada de “Bolo do Hulk” pelo Kike, vai fazer todo mundo gostar de agrião sem nem reclamar. Hehehe Fica uma delícia!!!

Bolo de Agrião e Melado | O Nosso Blog

Aproveitando o ingrediente e o preparo, gostaria de fazer um adendo aqui. Aqui em casa nós fazemos a opção de não “camuflar” os alimentos em nome da ingestão de qualquer que seja o nutriente. Assim como outras receitas que eu faço, a ideia deste bolo não é fazer ninguém comer agrião escondido, mas sim oferecer a oportunidade de experimentá-lo e ver que ele pode ser gostoso. Por isso, desde o preparo, mostrei os ingredientes para as crianças (elas ajudaram até a colher, já que temos o privilégio de ter uma hortinha bem legal aqui), falei sobre os benefícios… a Laura chegou a experimentar cru, mas cuspiu. Hehehe Depois de pronto, experimentaram e adoraram – eles e o marido também! Esta é uma das decisões pessoais que fazemos nesta grande arte que é educar filhos e nós, particularmente, ficamos felizes com os resultados na maioria das vezes. Tem dia que não querem experimentar nada, lógico, e a gente se frustra, as vezes tenta negociar, mas acabamos percebendo que, no fim, tá tudo bem. Já em outros dias, experimentam coisas que nós nem imaginaríamos que gostariam. E assim vamos seguindo… :)

Bolo de Agrião e Melado | O Nosso Blog

Bom, a receita não poderia ser mais simples: forno pré-aquecido, forma untada e enfarinhada, farinha e fermento peneirados em uma tigela, o restante dos ingredientes batidos no liquidificador. Junta tudo e forno! Pra completar, uma caldinha de cacau delícia :9 A massa levemente doce, com o saborzinho do melado e o ardidinho do agrião beeeeeem no fundo tornam o bolo bem especial.

Bolo de Agrião e Melado | O Nosso Blog

Acredito que ele possa ser congelado tranquilamente (sem a calda!) e, para facilitar ainda mais no dia-a-dia da montagem das lancheiras, aposte na versão cupcake. E lembre-se, se testar a receita, vem contar pra gente!

Bolo de Agrião e Melado | O Nosso Blog

Beijos e abraços,

Carol.

Bolo de Agrião e Melado
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Porções: 12
Ingredientes
  • ½ maço de agrião - aprox. 4 xícaras de folhas e talos
  • 3 ovos grandes
  • 1 xícara de melado de cana
  • ½ xícara de óleo vegetal
  • 2½ xícaras de farinha de trigo - usei metade farinha branca e metade integral
  • 1 colher (sopa) de fermento quimico em pó
  • Calda:
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ¼ xícara de água
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Modo de preparo
  1. Pre-aqueça o forno a 180 graus e unte e enfarinhe uma assadeira redonda de furo ou de bolo inglês.
  2. Em uma tigela grande, peneire a farinha e o fermento e reserve.
  3. No liquidificador, adicione o agrião, os ovos, o melado e o óleo e bata somente o necessário para atingir uma textura homogênea.
  4. Adicione a mistura à farinha e misture bem.
  5. Despeje na assadeira e leve ao forno por 40 a 50 minutos, testando o cozimento interno com um palito.
  6. Deixe o colo esfriar com a porta do forno aberta e, enquanto isso, prepare a calda.
  7. Junte todos os ingredientes da calda em uma panela pequena e leve a fogo baixo, misturando sempre, até que atinja o ponto desejado.
  8. Desenforme o bolo, faça furos por todo ele e despeje a calda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

: