Arquivo do autor:Alice Ibelli

Sobre Alice Ibelli

Alice, mãe do Francisco, da Elis, do Raul e de dois gatos. Ex futura advogada e atual estudante de Pedagogia. Consultora de sling e fraldas de pano modernas e palpiteira de todos os assuntos referentes a maternagem. Tem como projeto de vida (e sonho) morar em um sítio e criar seus filhos saudáveis, livres e felizes.

Caldo de galinha caseiro, prático, rápido e nutritivo

Faça um caldo de galinha caseiro, rápido, prático e nutritivo e nunca mais compre os industrializados!

Eu sempre fui muito viciada no gosto dos caldos industrializados, tenho uma super memória afetiva com eles pois me lembra a infância, quando meus pais cozinhavam e ainda usavam muitos industrializados em casa, paladar viciou né. Quando Francisco começou a comer eu fui atrás de uma opção saudável e achei muita coisa legal, cheguei nessa receita perfeita, que alia a nutrição que um caldo caseiro traz, com a praticidade que, realmente, preciso nessa vida. E, posso falar? O gosto é bem melhor que os industrializados, sinceramente não sinto falta nenhuma deles!

Se fizerem, mandem uma fotinha ou me marquem no instagram com a #onossoblog pra gente ver. =)

Caldo de galinha caseiro rápido, prático e nutritivo

Ingredientes:

  • 600gr de coxas de frango (pode-se usar qualquer parte do frango e até um frango inteiro, eu escolhi as coxas pois, apesar de não usar o frango Korin em casa – por motivos de $$ – eu gosto de usar ele pra fazer o caldo e a coxa é o corte mais barato, pago na faixa de R$ 6,00 a bandeja);
  • 1 cebola grande;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 cenoura grande;
  • 1 tomate grande
  • 3 folhas de louro;
  • Um punhado de cheiro verde;
  • Um punhado de alho poró;
  •   Água o quanto baste (a quantidade vai depender do tamanho da sua panela, eu geralmente faço em panela de 5 a 6 litros).

Modo de fazer:

Cortar todos os ingredientes, menos o frango, em pedaços grandes e colocar para ferver com a água em uma panela, em fogo baixo. Deixar apurar por 2 a 3 horas.


Quando esfriar você pode finalizar de dois jeitos depois de tirar as coxas de frango e reserva-las:

  • Coar o caldo e dispensar o resto dos ingredientes;
  • Bater tudo no liquidificador (que é o jeito que faço e prefiro)

Armazenar congelando em embalagens próprias e do tamanho desejado (eu gosto de usar saquinhos de geladinho/sacolé/chupchup).

Usar o caldo onde desejar, para arroz ou feijão, molhos, sopas, polenta, risotos, omeletes etc.

Com as coxas eu fiz um molho de tomate com frango ensopado e comemos com macarrão, pensa numa coisa boa demais! =)

5 dicas para ensinar as crianças através da natureza

Estou a 7 anos nessa vida de ensinar crianças. Desde que Francisco nasceu eu procuro modos de ajudar na aprendizagem dele o mais simples e naturalmente possível.

Agora com 3 filhos, um diploma de pedagogia e alguns cursos nas costas, eu descobri alguns modos de tornar o aprendizado em casa (ou na escola) simples e natural, o que vou compartilhar com vocês:

1- Você não precisa viver na natureza, ter um sítio ou um super quintal para isso. Ao andar pelo quarteirão da sua casa, talvez descubra tesouros muito interessantes. Então, faça dos passeios de exploração um hábito.

2- Andem sempre com uma sacola de tecido para ir guardando pequenos achados pelo caminho. Pedras, flores, galhos secos… Tudo vida material.

3DE559E5-35ED-46E8-A318-14C86A965DB4

3- Em casa, prefira brinquedos e materiais de madeira ou naturais. Sim, os de plástico são mais baratos, fáceis de achar e sedutores para as crianças.

Mas quem nunca comprou um super brinquedo e eles preferiram brincar com panelas, colheres e potinhos? Rs.

Então, potinhos de alumínio, colheres de madeira, blocos feitos de uma tábua de madeira cortada, tudo isso vira brinquedo e melhor, dá liberdade pra criança criar.

4- Pouca coisa! Criança que tem muita coisa a disposição logo perde o interesse. Rodízio de brinquedos e materiais é essencial para que ela possa usar toda sua criatividade em uma atividade que esteja fazendo.

E60DA900-EBBB-4FEC-9247-AAC7CA3191C5

5- Tenha natureza dentro de casa. Vasinhos de plantas, decoração feita com troncos e folhas secas, uma florzinha que vocês colheram na rua e foi colocada em uma garrafinha de vidro. Deixe a criança entender que a natureza existe em todo lugar.

Quadrinhos para decoração fáceis e sem gastar muito

Quadrinhos fofos para decorar o quarto das crianças, do bebê e o seu, super fáceis de fazer e sem gastar muito!

9fe5084a-671f-4ff8-9cdc-62dc9bba149a

Fiz esses quadrinhos para decorar o meu quarto e gostei tanto do resultado que decidi dividir com vocês! Super fáceis de fazer até pra quem não tem muitos dotes manuais (eu!! Rs). E o melhor, sem gastar horrores!

Espero que gostem e façam! =)

Materiais:

quadrinhos o nosso blog 10

– Placa de isopor de 2cm de largura (eu cortei em quadrados de 15×15, mas você pode cortar do tamanho que desejar o seu quadrinho);

– Tecido de algodão estampado;

– Feltro;

– Estilete;

– Tesoura;

– Cola de silicone (pode usar cola quente, se quiser).

Modo de fazer:

quadrinhos o nosso blog-2

– Corte quadrados do isopor do tamanho desejado, depois corte o tecido de algodão deixando alguns centímetros a mais para poder virar nas laterais, assim:

quadrinhos o nosso blog-3

– Cole as laterais do tecido “encapando” o isopor, tomando cuidado para deixar os cantinhos bem dobrados, assim:

quadrinhos o nosso blog-4 quadrinhos o nosso blog-5

 

– Depois do tecido colado no isopor, recorte o desenho que desejar em feltro, você pode fazer letras, corações, estrelas, nuvens, animais etc. Se quiser inspiração de moldes, escreva no Google imagens ” molde + o que estiver procurando” que tem uma infinidade de coisas. =)

quadrinhos o nosso blog-6

– Depois só colar o desenho no seu quadrinho e esperar secar! quadrinhos o nosso blog-9

– Pra pendurar na parede pode usar fita dupla face ou pequenos preguinhos.

19959288_1398102196892533_7368059347653036129_n

=)

Como fazer uma bolsa térmica com ervas para as cólicas do bebê 

Quando o bebê sofre com cólicas, todo mundo sofre junto. Apesar de todos dizerem que é normal e só temos que esperar passar, existem algumas dicas práticas para minimizar a dor dos pequenos. Ensinaremos nesse nosso post de reestreia (\o/) uma bolsa térmica super fácil, barata e rápida!

bolsinha-termica-de-ervas-o-nosso-blog-2Francisco e Elis não foram bebês de muitas cólicas. Tanto que eu jurava que cólica era invenção etc etc. Mas né, como ser mãe é um eterno cuspir pra cima para cair na testa, me veio Raul. Rs… Desde o começo ele teve muitos gases, barriga estufada, a gente chegava a escutar o sonzinho deles dentro dele, tadinho. Daí que ganhei uma bolsa térmica de ervas de uma amiga querida e achei a oitava maravilha do mundo! Ele passava madrugada se contorcendo, eu esquentava a bolsinha, colocava na barriguinha dele e ia acalmando até dormir um bom tanto a mais.

Gostei tanto que fui atrás de como fazer uma, já que em um grupo de pós parto que participo as mães estavam com o mesmo problema que eu, mas não tinham acesso fácil as bolsas térmicas compradas. Deram a dica de fazer com uma meia e eu adaptei com as ervas que acredito que sejam mais efetivas contra as cólicas. Nós fizemos e testei tanto no Raul quanto nos meus momentos de cólica menstrual e fui um sucesso! Muito legal de se ter a mão para esses momentos. :)

Espero que gostem, façam e, mais do que tudo, sejam bem vindos a “nossa casa”. Assinem o canal no YouTube que vamos começar a postar muita coisa legal por lá também!

Continue lendo

Brincadeiras Juninas fáceis e baratas!

revistacrescer.globo.com

revistacrescer.globo.com

Aproveitando a época de festas juninas, vim à internet pesquisar inspirações de brincadeiras juninas para fazer com os pequenos. Juntei aqui as que mais curti e achei mais fáceis/baratas/práticas de se fazer. =)

Continue lendo