Aprenda como fazer gravata borboleta (ou um belo enfeite para o cabelo das meninas) – PAP completo

gravata borboleta hipster_9Tem um filho estiloso? Um mini hipster? Ou simplesmente tem uma festa chique para ir com as crianças e quer uma gravatinha? Seja qual for a sua situação, não precisa ficar correndo atrás de uma loja que tenha gravatas infantis e que sejam do seu gosto. A melhor opção é fazer a sua própria gravata borboleta em feltro! Assim você faz exatamente nas cores que precisa. E não requer nenhuma super habilidade manual!

E este PAP é multiuso, serve também para as meninas! Os lacinhos em feltro também podem ser utilizados como enfeites de cabelo: seja em forma de faixa, seja preso com um tic-tac. Você decide a melhor forma!

gravata borboleta hipster_10

O feltro é um material amigo das pessoas, que assim como eu, não sabem muito de costura à máquina. Amo o fato que é só cortar e pronto, não necessita fazer a barra pois não desfia. Se precisar de uma gravata mais caricata, para compor uma fantasia de palhaço, por exemplo, você pode utilizar o EVA. Ele permitirá que a gravata seja feita em tamanhos maiores, sem perder a forma.

Vamos ao passo a passo?

Você irá precisar de:

– velcro

– feltro nas cores que desejar

– fita métrica

– agulha e linha (ou cola para tecido)

– enfeites como sianinha, rendas, pedrinhas, etc (opcional)

gravata borboleta hipster_5– Além disso, utilizei tesoura, giz para marcar o tecido (usei giz escolar mesmo) e 2 caixas de fósforos, uma grande e uma pequena, como guia para o tamanho da gravata. As caixas de fósforo facilitam bastante a marcação do feltro, pois eu não gosto muito de ficar marcando à régua, mas se você não tiver as caixas por aí as medidas são as seguintes: caixa grande = 11×6 cm e caixa pequena = 6×4 cm.

gravata borboleta hipster_121. Marque e recorte o retângulo maior. Se optar pelo modelo bicolor, marque e recorte o retângulo menor também.

gravata borboleta hipster_132. Costure o retângulo menor no centro do retângulo maior (modelo bicolor). Este também é o momento de colocar os enfeites que você escolheu, caso seja este o caso.

gravata borboleta hipster_14gravata borboleta hipster_153. Corte 2 tiras com 1,5cm de largura no feltro da cor principal da sua gravata. A tira mais longa deve medir 35 cm aproximadamente se estiver confeccionando uma gravata, ou 50cm aproximadamente se estiver confeccionando uma faixa para cabelo. Essas medidas podem variar de acordo com a idade da criança e/ou o seu porte físico, aconselho tirar a medida da própria criança. No caso da gravata lembre que terá o colarinho da camisa entre o pescoço e a gravata, então meça o contorno do pescoço e adicione mais uns 8cm à medida.

gravata borboleta hipster_184. Posicione seu indicador e polegar aproximadamente no centro do retângulo e faça pequenas dobras como um leque.

gravata borboleta hipster_16gravata borboleta hipster_175. Passe a agulha atravessando as dobras ao centro do leque e dê um ponto para manter o formato. Com a tira mais curta “abrace” o meio da gravata e costure pela parte de trás da gravata. A parte do laço já está pronta!

gravata borboleta hipster_19 gravata borboleta hipster_206. Corte 2,5 cm de velcro. Separe o velcro e prenda cada pedaço a uma das extremidades da tira maior. Atenção! Os velcros devem ser aderidos nas extremidades em faces opostas da tira (parte de cima e parte de baixo) para que possam se encontrar ao fecharmos ao redor do pescoço.

gravata borboleta hipster_217. Passe a tira maior atrás da tira menor, que já foi costurada ao laço e pronto!

gravata borboleta hipster_22Abuse da sua criatividade e crie novas combinações! E depois venha compartilhar conosco, adoraríamos ver a sua criação!

gravata borboleta hipster_6

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>