9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis!

Montar lancheiras variadas, saudáveis e atrativas: um dos maiores desafios do cotidiano materno! Muitos de nós, mães e pais, buscamos alternativas aos práticos produtos industrializados que, embora economizem muuuuito tempo, vêm recheados de ingredientes que, se formos pensar com calma, não é exatamente o que queremos na dieta das crianças, certo? Mas é muito difícil quebrar a cabeça e por a mão na massa todo santo dia, entre todas as outras tarefas e responsabilidades. Porém, é possível incluir a prática de planejar e preparar o lanchinho das crianças e proporcionar para elas mais saúde e frescor – além de economia!

receitas de lancheira

Trouxemos para vocês nove links de receitinhas bem variadas e algumas dicas de como conseguir incluir na sua rotina o momento de preparar o lanche. O primeiro passo para isso é o planejamento. Não adianta deixar para a manhã para caçar alguma coisa na despensa e colocar na lancheira! Dessa forma, a gente cai facilmente na armadilha das bolachas e pacotinhos prontos e acabamos comprando cada vez mais destes produtos, afinal sempre estamos com a sensação de que precisamos ser salvos por eles. Para mudar esta rotina, podemos, então, reservar um horário semanal para preparar algumas receitas que possam ser guardadas por tempo prolongado, normalmente em potes bem vedados – como biscoitos, granolas e barrinhas, ou que possam ser congeladas – como muffins e pães. Assim, na correria que sempre é a hora de arrumar as coisas das crianças, os itens já estarão a sua disposição. Pense neste momento do preparo da receita como uma ida ao supermercado. Ou, se possível, pode ser até um momento de diversão, incluindo a criança no feitio dos lanchinhos.

A montagem mais comum para as lancheiras é: uma fruta (que pode ser substituída por um legume, também! Cenourinhas, palitinhos de pepino ou mesmo floretes de brócolis e couve-flor podem ser uma alternativa, caso seu filho goste), um carboidrato (pão, sanduíche, biscoito, bolo, etc.) e um líquido. Neste caso, o suco é uma das opções mais escolhidas pelos pais, mas chamamos a atenção aqui para a importância de repensarmos essa prática: estudos vêm demonstrando que o consumo rotineiro de sucos está relacionado com o aumento do risco de diabetes. Isso se eleva no caso dos sucos industrializados, que normalmente contém muito açúcar na sua composição. Qual seria a alternativa, então? #aguanalancheira! Sabemos que é uma escolha complicada, principalmente se a concorrência são as caixinhas de suquinhos adoçados nas lancheiras dos amiguinhos, mas pense na possibilidade de ir reduzindo esse consumo, começando em casa e sendo o exemplo. Você pode inventar opções de águas saborizadas e chás.

Assim, vamos lá para as receitas.

1. Biscoitinhos de araruta

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

dakaixola.blogspot.com

Esses biscoitinhos são uma delícia de fazer com as crianças e ficam maravilhosos, como um sequilho, mas mais firminho. Usando cortadores diversos, as crianças vão comer com muuuuita vontade e se divertindo. Dá pra substituir a araruta, que é bem difícil de encontrar, por fécula de mandioca ou de batata, e o açúcar refinado por açúcar mascavo. Aliás, acho que fica até mais gostoso com o sabor do mascavo.

Duram por MUITO tempo, se guardados em um pote hermético ou lata de metal bem fechada. Mesmo depois de um mês, mantêm-se crocantes e saborosos, portanto, é uma ótima alternativa pra ter na despensa.

2. Barrinhas de cereais da Bela Gil

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

gnt.globo.com

Essa receita da Bela Gil ficou até famosa (e polêmica) como escolha na hora de montar a lancheira de sua filha, Flor. Mas não é a toa: é prática, já que é só juntar todos os ingredientes e assar, e LOTADA de nutrientes. Ideal para as crianças maiorzinhas, pois exige uma boa mastigação.

3. Muffins de queijo, tomate e manjericão

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

Essa receita é SUCESSO aqui em casa. Só o cheiro me deixa com água na boca e ansiosa pelo resultado. Dá pra usar somente a farinha integral (ao invés de parte integral e parte refinada, como diz a receita) e qualquer tipo de queijo que você tenha em casa e que o filho goste.

Dá pra congelar já assados. Para descongelar, é só retirar do congelador no dia anterior e, se quiser, colocar no forno convencional ou elétrico por alguns minutinhos para readquirir a casquinha crocante.

4. Biscoitinhos de água e sal integrais

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

asdeliciasdodudu.com.br

Alternativa saudável e fofa para um clássico dos pacotinhos. Você pode incluir na lancheira um potinho com um patezinho simples ou requeijão temperado para acompanhar.

5. Sanduíche de pasta de amendoim e geléia

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

Falou em lancheira de criança nos Estados Unidos, falou de PB&J – Peanut Butter and Jam. Não sei como ainda não abraçamos essa ideia por aqui ainda, mas, se fugirmos das versões industrializadas, temos um lanche super nutritivo e completo. E nem precisa de link para receita, pois posso te contar em poucas linhas como fazer:

Para a manteiga de amendoim: Em um processador de alimento, processe o amendoim torrado, sem pele e sem sal, por aproximadamente 10 minutos, até obter uma pasta lisa e uniforme. Sim, isso mesmo, é só bater o amendoim e esperar. Eu uso assim, sem nada mesmo, mas você pode acrescentar mel ou melado, caso sinta falta. Guarde na geladeira por até 6 meses!

Para a geléia de morango: Em uma panela, acrescente 2 xícaras de morango picados e o sumo de 1 limão. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos com a panela tampada e mais 5 minutos mexendo sem parar. Se sentir falta de um docinho na geléia, pode adoçar com mel ou melado enquanto ainda está quente. Espere esfriar na panela e transfira para um pote de vidro e guarde na geladeira.

Lógico que você pode substituir por qualquer geléia que, quanto menos aditivos químicos ou adoçantes tiver, mais saudável. ;)

6. Pão de batata

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

cozinhalegal.com.br

Esta é outra receita que dá pra fazer com bastante antecedência, pois dá pra congelar, assada ou não. E dá pra substituir a batata por outros tubérculos – mandioca, cenoura, mandioquinha – e a farinha branca por farinha integral.

7. Bolo de banana e maçã

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

clubedapapinha.blogspot.com.br

Receita de liquidificador: mais prática, impossível! Já fiz essa receita tantas vezes que sei que dá certo com 2 bananas e uma maçã, 2 maçãs e uma banana, pêra no lugar da maçã………

8. Bolo de pão de queijo

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso Blog

criancasnacozinha.com.br

Pão de queijo é quase sempre um sucesso entre as crianças, né? Mas dá uma trabalheira do cão. Sem falar que é quase impossível competir com um bom pão de queijo mineiro, então eu sempre apelo pros congelados. Mas essa receita de bolo de pão de queijo me chamou a atenção!!! Se for tão boa quanto a propaganda que a Pat Feldman, com certeza vai ser um hit das lancheiras. Só não acredito que dê para congelar ou preparar com tanta antecedência. Mas o preparo também é no liquidificador, então dá pra deixar para preparar em um dia mais tranquilo.

Aliás, no site da Pat tem uma seção inteira dedicada às Lancheiras das Crianças. Corre lá que tem muita coisa boa, assim como o restante do site. ;)

9. Brownie de Feijão Azuki

9 Receitas para a Lancheira: saudáveis, versáteis e possíveis! | O Nosso BlogE o prêmio de melhor brownie #sqn vai para essa delícia da Mamãe Andri!!! Para todo mundo comer sem nem imaginar que é feito de um dos grãos mais nutritivos que existe (é só ver os comentários lá na página dela hehehe). Segundo ela, prefira fazer com o feijão bem molhadinho, para alcançar a textura ideal do brownie. ;) Imagino que essa receita possa ser congelada facilmente, já fracionada e bem embrulhada.

Espero que possam aproveitar da melhor maneira esse post, adaptando as receitas e preparos ao dia-a-dia e aos paladares de cada família. Esta é a ideia. ;)

Você pode se interessar também por:

Cookies Caseiros de Banana e Aveia

Cookies Caseiros de Banana e Aveia | O Nosso Blog

Como fazer gingerbread

Como-Fazer-Gingerbread-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>