15 superalimentos para crianças

É um fato da vida: batatas fritas, cupcakes e muitos outros alimentos não tão nutricionalmente nobres estão indo direto para a boca do seu filho.

Caramba, se deixados por conta própria, muitas crianças não comeriam nada que não saísse de uma pizza. Mas isso é mais uma razão para se certificar de que as refeições servidas por você estejam  cheias de coisas tão boas quanto possível .

A nutricionista Rachel Beller,fundadora do Beller Nutritional Institute em Beverly Hills, Califórnia, mãe de quatro filhos e especialista em alimentação para prevenção de doenças, deu dicas maravilhosas para fazer as melhores escolhas para se ter verdadeiras mordidas de nutrição.

Mais importante, eles também são alimentos que as crianças podem realmente comer. Adicione-os à lista de compras desta semana!

 

Ovos
Os ovos oferecem proteínas, e são um dos poucos alimentos que naturalmente contêm vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio. Comer proteína no café da manhã ajuda as crianças a se sentirem satisfeitas por mais tempo (sem barriguinha roncando no meio da manhã).
Aveia
Estudos demonstram que as crianças que comem aveia são mais capazes de se concentrar e prestar atenção na escola. Grãos integrais ricos em fibras, como aveia, digerem lentamente, proporcionando às crianças um fluxo constante de energia.
Iogurte Grego com Baixo Teor de Gordura 
Contém bactérias saudáveis ​​conhecidas por estimular a imunidade e ajudar a digestão, e tem duas a três vezes a quantidade de proteína e menos açúcar que o iogurte normal. Adicione um pouco de mel (depois de 1 ano) para doçura ou experimente um xarope de agave (um adoçante com um índice glicêmico mais baixo, para que o açúcar no sangue e o nível de energia do seu filho não sejam afetados). Agave está disponível em supermercados.
Castanhas
As nozes são compostas de gorduras saudáveis, que as crianças precisam para o crescimento e desenvolvimento, bem como para a saúde do coração. Ter um pouco de "boa" gordura pela manhã dá aos seus filhos uma explosão de energia para mantê-los funcionando.
A Canela 
Pesquisam mostram que essa especiaria pode ajudar a regular o açúcar no sangue, o que também pode minimizar as quedas de energia muito comuns no meio da manhã (colapso infantil), diz Beller. Maneiras de obter na dieta do seu filho: Polvilhe-o em farinha de aveia, panquecas, cereais frios e iogurte, e adicione alguns traços extras de canela ao muffin ou receitas de bolos. Prepare um shake com cacau em pó e banana, polvilhe canela em pó por cima e obtenha um shake potencializado por dois superalimentos.
Cacau 
Você provavelmente pensa na bebida quente cheia de marshmallow, mas o cacau em pó realmente tem uma das maiores concentrações de flavonóides, um composto conhecido por melhorar a pressão arterial e a saúde bucal e cardíaca. Eles também podem proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol. Use pelo menos 70% de cacau puro e verifique se ele não é processado com álcali (também chamado de "processamento holandês"), que remove a maior parte dos flavonóides. Maneiras de servi-lo (além do chocolate quente): Polvilhe-o em panquecas, waffles ou torradas.
Leite
A proteína do leite e cálcio em produtos lácteos fornecem combustível para o cérebro e corpo. A proteína ajuda a construir o tecido cerebral, enquanto o cálcio do leite mantém os ossos e os dentes das crianças fortes.
Manjericão 
Esta erva é repleta de antioxidantes - vitaminas A, C e K - além de ferro, potássio e cálcio, e pode ajudar a melhorar a digestão. Algumas pesquisas mostram que pode até aliviar dores de cabeça, observa Beller. Maneiras de fazê-lo na dieta do seu filho: Faça pesto e coloque sobre os peitos de frango ou acrescente na massa cozida. Seu filho enlouquece com a visão de pequenas manchas verdes em sua comida? Bem-vindo ao clube! Moer manjericão até superfine e escondê-lo em molhos, sopas e na mestre do disfarce: almôndegas.
Feijão Preto 
"Os feijões são uma ótima fonte de proteína, bem como fibras e cálcio - duas coisas que as crianças tendem a não ter o suficiente. Quanto mais escura a cor, melhor elas são", diz Beller. "Eles também ajudam a proteger contra doenças cardíacas e colesterol alto, que não são problemas apenas para adultos. Eu tenho um paciente de nove anos com colesterol muito alto". Maneiras de obtê-los na dieta do seu filho: Faça nachos com feijão preto, queijo e salsa; experimente hambúrgueres vegetarianos de feijão preto, ou prepare homus de feijão preto.
Repolho 
Tem um sabor suave e crocante que as crianças tendem a gostar melhor do que os verdes de saladas habituais. E vegetais crucíferos como couve, brócolis e couve contêm fitonutrientes conhecidos por reduzir o risco de muitos tipos de câncer, bem como melhorar a digestão. Também ajuda a eliminar toxinas prejudiciais do corpo, desencadeando a liberação de enzimas cujo trabalho é eliminá-las. Maneiras de obtê-lo na dieta do seu filho: Faça salada de repolho com maionese com baixo teor de gordura; triturar e jogá-lo em sopas ou pratos de macarrão asiático também são boas opções.
Salmão 
Ele contém gorduras ômega-3 saudáveis ​​para o coração, que também são conhecidas por estimular o desenvolvimento do cérebro, afastar a depressão e ter excelentes poderes antiinflamatórios. Certifique-se de escolher o tipo selvagem, que é menor em mercúrio e maior em ômega-3. A melhor maneira de fazer com que seu filho coma: Sirva salmão com ingredientes que ele já gosta. Pincele laranja em postas de salmão ou molho teriyaki.
Frutas 
Qualquer fruta é boa para o seu filho, fornecendo vitaminas e minerais essenciais. Fruta também tem fibra, o que mantém o organismo regulado. Para colher os benefícios nutricionais, procure comer uma boa variedade de frutas, como frutas vermelhas, melão, kiwis e laranjas.
Tofu 
Os alimentos integrais de soja são uma excelente fonte de proteína magra e têm potentes benefícios anticâncer. O tofu é ótimo para as meninas porque tem um efeito protetor, já que o corpo e o tecido mamário estão se desenvolvendo - o que dura até a idade adulta.
Tomates 
Eles são carregados de licopeno - uma substância que protege contra muitos tipos de câncer. Cozinhar tomates torna ainda mais saudável, porque o calor libera o licopeno. Dica: preparar alimentos de tomate com uma boa gordura, como o azeite, ajuda o corpo a absorver mais dessa substância. Maneiras de obtê-los na dieta do seu filho: Molhos para pizza e massas são escolhas óbvias, ou adicione molho de tomate as almôndegas ou bolo de carne se você precisar disfarçá-los.
Mirtilos 
Eles ficaram entre os frutos mais saudáveis ​​durante anos (antioxidantes!). Agora, a pesquisa sugere que, além de proteger contra doenças cardíacas e diabetes e melhorar a função cerebral, os mirtilos também podem ajudar a reduzir a gordura visceral "tóxica" da barriga - um tipo de gordura que tem sido associada à obesidade e à síndrome metabólica. Maneiras de colocá-los na dieta do seu filho: eles são uma escolha natural de café da manhã (digamos, jogados em uma tigela de granola e leite) e também são ótimos em saladas e sobremesas de verão. Tente fazer gelo, congelando uma mistura de blueberries, iogurte e um pouco de mel (após 1 ano).

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